Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Publicidade e Propaganda.

Um calouro com uma pequena dúvida.

Um calouro com uma pequena dúvida.

Começo do 2º semestre e um monte de calouros circulam pelos corredores da faculdade, empolgados e com inúmeras dúvidas em relação ao curso, ao mercado, entre outras coisas (eu sei como é isso muito bem! tenho dúvidas até hoje).

E com relação a essas dúvidas freqüentes entre pessoas que entram em um determinado curso, decidi postar um artigo com a intenção de esclarecer algumas dessas questões relevantes ao curso de Publicidade & Propaganda.

Vamos lá então:

1º – Comunicação Social e Publicidade & Propaganda.

A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e o seu impacto no meio social. A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na sociedade. É através dela que os povos registram a sua vida e sua evolução, promovendo interação. A Comunicação também é essencial à economia e, não por acaso, ela se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.

O comunicólogo é um profissional que estuda os aspectos da comunicação e através dela a inserção de informações, idéias, conceitos e etc. e como o público absorve isso tudo.

O Curso de Comunicação Social é dividido nas habilitações: Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade & Propaganda,Radio & TV, Cinema, Multimídia, Publicidade e Marketing, Marketing e algumas outras. Mas como somos alunos de Publicidade & Propaganda é justamente essa que vamos abordar.

O curso de Publicidade & Propaganda tem como objetivo criar profissionais direcionados a difusão pública de idéias associadas a empresas, instituições, indivíduos, produtos/serviços e etc.

No curso, que tem duração média de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo.

Washington Olivetto um dos maiores publicitário do mundo.

Washington Olivetto um dos maiores publicitário do mundo.

2º – Então o que faz um publicitário?

O publicitário analisa o produto ou o serviço a ser oferecido e o mercado a que eles se destinam, determinando a melhor forma de apresentá-los ao público e garantir as vendas. Ele define o perfil do consumidor por meio de dados como faixa etária, nível sócio-econômico, hábitos de consumo e costumes culturais. Aprovada a campanha, o publicitário começa a produzi-la: cria textos, faz filmes, comerciais, anúncios e outdoors. Também veicula as peças publicitárias, escolhendo os veículos de comunicação mais adequados para atingir os consumidores daquele produto ou serviço. Durante a campanha, pesquisa o nível de apreensão e compreensão da mensagem pelo público.

O que você precisa para ser um publicitário? Criatividade, Capacidade de convencimento, capacidade de pensar e agir sobre pressão, dinamismo, espírito competitivo, habilidade para trabalhar em equipe e ousadia são algumas delas.

O publicitário é um mago de idéias criativas, um profissional que tem como principal desafio envolver e surpreender o público.

3º – Como funciona uma agência de publicidade?

A agência de publicidade é responsável por fazer a comunicação da empresa com o público. É de sua competência coisas como: Promover a divulgação de empresas, produtos/serviços, marcas, instituições, pessoas e etc.; Posicionar ou reposicionar a marca e/ou produto/serviço no mercado; Criar a identidade de uma empresa; Modelar ou remodelar a sua identidade visual; Decretar a “morte” do próprio produto (a fim de colocar outro em seu lugar) ou atacar produto da concorrência (geralmente feito de maneira indireta).

Uma agência de publicidade.

Uma agência de publicidade.

Uma agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação. Para veiculações ou produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço.

Departamentos de uma Agência de Publicidade.

Atendimento: é o responsável por fazer o link entre cliente (anunciante) e agência. É o profissional de Atendimento que elabora o Briefing (documento com informações importantes sobre o cliente) e, a partir das informações desse documento é feito o trabalho de criação da campanha publicitária.

A cobra e o pássaro, atendimento publicitário e o cliente respectivamente.rsrsrs

A cobra e o pássaro, atendimento publicitário e o cliente respectivamente.rsrsrs

Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente.

Mas o trabalho do Atendimento não se resume somente a trazer novas contas a agência, mais que isso o atendimento é um gestor. Ele é o grande responsável pela rentabilidade da conta na agência, concentrando todas as informações relativas a faturamento, custos e gastos internos. É através do atendimento que novos negócios são gerados, pois ele é a porta de entrada de todos os projetos e a voz da agência para o cliente.

Para isso, o profissional deve concentrar o maior conteúdo de informações sobre o negócio do cliente e sobre o próprio negócio, além dos hábitos e atitudes dos seus consumidores.

O fato de ser uma interface entre cliente e agência não é o objetivo final do atendimento e sim o meio através do qual ele atinge o seu objetivo: gerar negócios para os seus clientes e principalmente gerar negócios para a agência.

Planejamento: trabalha com os planos de marketing, comunicação, utilização da verba, entre outros.

Planejamento,mexa uma peça errada e já era.rsrsr

Planejamento,mexa uma peça errada e já era.rsrsr

O planejamento é o setor responsável pela avaliação da campanha, pela pesquisa, considera aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe – permite controle apropriado, serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente, melhor coordenação das interfaces do projeto, possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos, e propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

É o planejamento que elabora o plano de comunicação, definindo claramente o seu objetivo. Três aspectos básicos devem ser indicados: O que esperamos atingir, como esperamos atingir e pra quê atingir?

Então o planejamento elabora a maneira que vamos usar para atingir aquilo que esperamos, ou seja, através de uma vantagem especial naquele momento da campanha.

Criação: É onde a “mágica acontece”.

publicitário criando.rssrsrsr

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É este o responsável pela elaboração das idéias que serão utilizadas nos anúncios/campanhas que envolvem vários meios de comunicação: o comercial de televisão; os anúncios de mídia impressa (revistas e jornais basicamente); as mídias externas (outdoors, outbus, frontlights, backlights, entre outros); as peças de marketing direto (folders, malas-diretas, folhetos…); materiais promocionais (camisetas, bonés, brindes diversos); banners; cartazes; entre diversos outros recursos de comunicação.

O termo criação publicitária diz respeito ao processo de confecção de peças comunicacionais com finalidade comercial, institucional, política, educacional, governamental, artística, etc, para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa, um objeto, ou um serviço. Entre os objetivos, destacamos a intenção de despertar o desejo de compra do consumidor, o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes, a criação de uma imagem pública favorável.

A criação tem como maior objetivo despertar o interesse do público para aquilo que esta sendo anunciado, transformar objetos em sonhos, fazer com que as pessoas “comprem” aquela ideia, de criar a empatia, comunicar um conceito associado a um produto/serviço ou uma causa, com a finalidade de vender isso a um público específico.

Hierarquicamente o Departamento de Criação se divide assim:

Diretor de criação: Ele é o responsável pelo setor de criação, a responsabilidade do mesmo é supervisionar o trabalho feito pelos demais profissionais, a palavra final sobre cada peça (aprovação ou reprovação) também é dele, caso algo não saia como planejado com relação a uma peça, a responsabilidade é dele.

Diretor de arte: Esse é parte de uma dupla (raramente trabalha sozinho). O trabalho dele é com as imagens e é subordinado direto ao diretor de criação, sendo livre parar criar, porém o trabalho final tem que passar pelo crivo do superior antes de ir para a rua.

Redator: Completa a dupla com o profissional citado acima, é ele quem cuida dos textos da peça, porém não existe um “padrão”, já que os mesmos podem opinar na área que compete ao outro e etc. Este também é subordinado ao diretor de criação, porém geralmente o diretor de arte e este chegam a um denominador comum, sendo que apenas quando isso acontece é que o diretor de criação avalia o conceito.

Assistente de criação: Este é o “faz tudo”, ele está subordinado ao redator e ao diretor de arte, além de cumprir as tarefas delegadas pelo diretor de arte e ou redator, também prepara os arquivos para gráficas, além de outras funções que podem ser relevantes ou não.

Mídia: área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.

Na hora de anunciar qual o veículo escolher?Relaxa o dpto. de Mídi faz isso pra você.

Na hora de anunciar qual o veículo escolher?Relaxa o dpto. de Mídi faz isso pra você.

Basicamente é ele quem decide em que emissoras de TV o comercial do cliente X irá aparecer e quantas vezes, dependendo da verba. Ele é quem controla o uso da verba em si também no quesito impressos (em alguns casos apenas). É também responsabilidade DELE fazer com que a fita chegue a emissora e que o comercial e/ou spot de rádio seja exibido no horário e dia determinados. Ele também é responsável por escolher quando e onde no quesito internet.

A Mídia é parte absolutamente integrante do processo mercadológico. As empresas cuja estratégia de gestão tem base nos conceitos atuais de marketing e que necessitam, para fazer funcionar o processo de promoção, que é elementar no marketing, fazer uso da propaganda para veicular e expor a sua marca para o mercado fazem necessariamente uso da mídia, pois a mídia é indispensável para a existência da propaganda. Isso deve ser entendido como investimento para geração de resultados.

Dentre tantas funções, podemos sintetizar que sua função básica é propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Porém com o passar do tempo, essa tarefa se tornou bem mais complexa, exigindo do profissional um conhecimento mais específico e aprofundado dos diversos meios de comunicação, Modo de comunicação massivo.

Atendimento (publicidade), Planejamento, Criação publicitária e Mídia são os quatro principais departamentos dentro de uma Agência de Propaganda. No entanto, existem ainda outras funções, como produção gráfica, departamento fotográfico, pesquisa, RTVC e tráfego.

4º – Mas um publicitário só pode trabalhar em agência?

A área de atuação de um publicitário é muito ampla, as agências são apenas a ponta do iceberg. Um bacharel em Publicidade & Propaganda é um profissional capacitado para desempenhar inúmeras funções e trabalhar em vários departamentos, tais como: Consultorias de Marketing, assessorias de comunicação e/ou imprensa, produtoras de áudio visual, produtoras de eventos, rádios, TVs, Relações Públicas (apesar de possuir um profissional mais específico para esse cargo), jornalista (ainda mais agora sem a obrigatoriedade do diploma), e em qualquer área que precise de um profissional dedicado a área de comunicação.

Será que essa imagem responde a pergunta ao lado?

Será que essa imagem responde a pergunta ao lado?

5º- E o mercado? Tem vaga pra todo mundo?

Como acontece em outras áreas, o mercado publicitário não tem a capacidade de absorver todos os formandos que saem aos montes das faculdades e dos inúmeros publicitários que estão desempregados. Mas qual seria a saída então? O que podemos fazer pra mudar esse quadro?

Transformar o “limão” em “limonada” de veras não é fácil! Mas novas barreias requerem novas soluções. Acabou o tempo de pensar que publicidade é só outdoors, panfletos, filmes, spots e etc. A publicidade tem que criar meios mais criativos de fazer parte do cotidiano das pessoas, uma integração maior com o cliente e suas necessidades se faz necessária, o uso intensivo de novas mídias também (para se ter um idéia o segmento de web publicidade é o que mais cresce no mundo, mas ainda é pouco explorado no nosso país).

Fazer essa releitura dos caminhos a serem seguidos pela publicidade não é só uma questão de inteligência, é uma questão de sobrevivência!

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.Valeu galera!!

Fontes:

Wikipédia :http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade

Publicitando idéias: http://pedrobrasil.wordpress.com/2007/04/30/agencia-de-publicidade/

Sobre Sites: http://www.sobresites.com/publicidade

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Publicado em Comunicação
Um comentário em “Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Publicidade e Propaganda.
  1. Polyana disse:

    Valeu ajudou bastante em minha dúvidas.

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