Simplicidade é tudo.

Às vezes nos deparamos com coisas super produzidas, elementos bem trabalhados, mas que na possui atributos que os coloquem em destaque. Na vida aprendemos que menos é mais na maioria das vezes, e que carregar as coisas de detalhes desnecessários tiram o brilho do que realmente importa. Para ilustrar o que estou tentando dizer vou contar uma história sobre o astronauta americano e o cosmonauta russo.

O período era a guerra fria e a corrida espacial fazia com que os olhos do mundo (bipolar) se voltassem para o EUA e para a URRS. Um astronauta americano foi ao espaço, lá ele precisou escrever alguma coisa, mas a falta de gravidade fez com que a tinta da caneta que o astronauta americano usava não saísse. A partir disso o governo americano desenvolveu uma caneta que escrevesse na ausência de gravidade, em altas temperaturas, em baixas temperaturas, enfim em várias situações extremas. O americano voltou ao espaço e a caneta funcionou impecavelmente. O mesmo aconteceu com o cosmonauta russo: Ele foi mandado ao espaço e em certo momento ele teve que escrever algo, tentou usar uma caneta, mas a ausência de gravidade não permitiu o uso do objeto, então o que ele fez? Usou um lápis e escreveu normalmente.

Viram só!Para que usar algo mirabolante para fazer algo tão simples?

Por isso que eu vos digo: “Menos é mais, quase sempre.”

A seguir duas capas de revista que mostram justamente isso. Enquanto uma abusa de elementos alegóricos para passar uma mensagem, a outra com pouquíssimos argumentos gráfico e textuais diz o que se sentia no momento do ocorrido com muito mais clareza.

Muito texto e muita informação visual, mas não possui muito equilíbrio entre os seus elementos.

Essa capa passa toda a mensagem sem precisar de muitos elementos.

Dessa forma vocês podem ver que na maioria das vezes as coisas simples se sobressaem. Mas isso não é restrito a comunicação, isso se aplica em (quase)tudo.

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em Comunicação, Criatividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: