Além do olá mundo. 1º Post, o quê escrevo?

Você criou um blog, mexeu no design, agregou ferramentas que ajudam na navegação pelo site, estabeleceu o seu público e deixou tudo nos eixos para começar a postar o conteúdo, mas eis que surge a maldita dúvida: O que escrever no 1º post do blog? Essa dúvida é muito frequente entre as pessoas que estão começando a se aventurar na arte de blogar. Pode parecer sem importância o primeiro post, porém a verdade é que o post inicial é importantíssimo para nortear os assuntos que vão ser abordados no blog e até a influência dele na mente de quem está visitando-o pela primeira vez.

O ideal é que o 1º post seja uma espécie de apresentação, mostrando quem você é e a proposta do blog: se ele vai abordar este ou aquele assunto, se pretende ser mais amplo ou restrito a um tipo específico de público.

  • O primeiro que você deve fazer é responder a pergunta: Quem é que está escrevendo?

Muitos leitores são exigentes com o que lêem e não se aventuram em qualquer blog simplesmente porque o conteúdo é interessante, essas pessoas querem credibilidade na informação que eles estão absorvendo. Mostre quem você é: Se é um especialista daquele assunto, um estudioso ou apenas um curioso. Mostrando a sua cara e os seus “antecedentes” já é um ótimo começo para mostrar credibilidade aos seus (quem sabe?!) futuros leitores. Feito isso vamos para a segunda pergunta

  • O que te motiva a escrever?

Você escreve para entreter os outros, para informá-los, para orientá-los, ou simplesmente para satisfazer a sualatente liberdade de expressão, enfim qual o seu propósito. Não importa o motivo, mas é recomendável explicar porque você escreve.

  • 3ª pergunta: Qual o conteúdo do seu blog?

Determine os assuntos que serão abordados no seu blog: Vai falar da sua vida, estudos, profissão, ou assuntos que interessem você, seja como for determine.

  • 4ª: Como interagir com o autor?

Você deve informar se existe alguma maneira do leitor interagir com você, se existe informe-o: Seja por meio de e-mail, rede social, skype, MSN, telefone, entre outros (interagir com o leitor é uma ótima forma de atrair tráfego para o seu blog).

  • E finalmente: Por que alguém continuaria a visitar o seu blog?

Mostre para o leitor um diferencial, uma característica só sua, algo que te transforma em um ser único e que será determinante para as pessoas voltarem ao seu blog.

Espero ter ajudado aquelas pessoas que vão escrever o seu primeiro post.

Até a próxima! Pois preciso reeditar o meu primeiro post.rsrsrs.

Atenção! O ministério da saúde adverte: Ser blogueiro causa inúmeros males à saúde, tais como: Dependência, insociabilidade, esquizofrenia, mal de Alzheimer ou (o pior de todos) impotência sexual.

Depois desse final de post esclarecedor você tem certeza que é isso que você quer da vida? Virar blogueiro? Então boa sorte.

Imagem de um típico blogueiro. É isso que você quer para a sua vida?

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: