Network, valorize o seu Q.I


Nos dias atuais onde a concorrência se tornou absurdamente acirrada, o Q.I é cada vez mais valorizado. Não estou falando do Quociente de inteligência, mas sim do Quem Indique: O chamado network. O network é uma espécie de parceria onde os membros desse circulo trocam informações, contatos profissionais, aprendizados e etc. Esse tipo de relacionamento tem por objetivo a ajuda mútua entres os indivíduos ocasionando indicações para empregos, oportunidades de negócio, informações importantes, obtenção de promoções e etc.
O negócio é tão sério que já existem agências especializadas na construção de network, onde elas organizam eventos aonde pessoas vão para ampliar a sua rede de relacionamento. Um exemplo disso é a Table for Six de são Paulo.
Mas para ter um bom networking é preciso ter alguns cuidados:

  • Seja sincero nas suas relações, um bom networking começa com sinceridade, não se aproxime das pessoas meramente por interesses. Aprenda a respeitar opiniões diversas e ser mais legal com as pessoas. Trate a todos com respeito e igualdade, (sem esquecer-se da hierarquia é claro) todos são iguais desde o flanelinha da rua ao grande executivo de uma multinacional.
  • Se você não faz parte de uma boa rede, crie uma. Reúna pessoas com interesses em comum, e tome a frente, espírito de liderança conta muito nesse tipo de coisa.
  • Seja prestativo, esteja sempre disposto a ajudar os membros do seu networking e sempre que possível retribua favores.
  • Participe de palestras, feiras, workshops e eventos relacionados com a sua área de atuação, pois ali estarão pessoas que podem ser fundamentais em seus planos.
  • Seja membro de associações, grupos de discussão, comitês e entidades, isso gera muitos contatos.
  • Faça contato com pessoas de áreas relacionadas com o setor que você atua.
  • Mantenha-se conectado com as pessoas de seu networking através de redes sociais (Orkut, twitter, facebook,my space).
  • Mantenha as pessoas do seu networking sempre a par do que você está fazendo (uma boa dica é um blog).
  • Procure sempre manter contato com as pessoas do seu circulo: “E aí amigo to te telefonando pra saber como você está”. Esse tipo de coisa.
  • Importantíssimo: Lembre-se sempre do nome das pessoas e da data dos seus aniversários.

Essas dicas são apenas uma orientação, mas você que deve escolher a maneira mais adequada de empregá-las à sua realidade, nem todas são adaptadas ao seu perfil profissional. Porém, por mais que algumas não se adéquem ao seu perfil, todas devem ser analisadas minuciosamente.
Esse tipo de promoção pessoal pode ser fundamental na sua carreira, por tanto, dê valor as pessoas com que você se relaciona.

Artigo criado por mim para o blog GALOFONE

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Geral
3 comentários em “Network, valorize o seu Q.I
  1. […] diante), aproveite e conheça pessoas de outras faculdades/universidades, ou seja, fortaleça o seu network. 3º semestre (O Cara): Neste estágio você já começa a sentir o ambiente da faculdade mais […]

  2. […] diante), aproveite e conheça pessoas de outras faculdades/universidades, ou seja, fortaleça o seu network. 3º semestre (O Cara): Neste estágio você já começa a sentir o ambiente da faculdade mais […]

  3. […] diante), aproveite e conheça pessoas de outras faculdades/universidades, ou seja, fortaleça o seu network. 3º semestre (O Cara): Neste estágio você já começa a sentir o ambiente da faculdade mais […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: