Viva a Blogosfera! (parte 2)

No post anterior vimos o que é um blog e como ouve a sua popularização. Agora veremos os cuidados que devemos tomar para ter um blog de sucesso. Vamos lá então.

Mas como eu faço para ter um blog?

Ter um blog hoje em dia não é nenhum bicho de sete cabeças, basta fuçar nas configurações e pesquisar um pouco na internet. Vários blogs e o próprio Youtube tem inúmeros tutoriais para você aprender a utilizar as ferramentas das plataformas. Nesse blog você encontra dicas para explorar adequadamente essa ferramenta. (www.jhooblog.com). Dica: Pra quem quer começar um blog as melhores plataformas são a do Blogger e WordPress, pois são mais simples.

Mas a parte estrutural do blog é justamente a parte mais fácil, o verdadeiro desafio é fazer com que ele seja atrativo para o leitor.

Um blog para ter sucesso é preciso seguir algumas dicas:

  • Determine O Seu Foco: Procure direcionar o seu blog para um determinado assunto ou assuntos relacionados, evite criar um blog amplo demais em termos de conteúdo, pois dispersa o público.
  • Destaque-se: É muito difícil se destacar na blogosfera, pois existem milhares de blogs que abordam os mesmos assuntos, mas sempre tem um jeito para ser original: Seja na abordagem do assunto, seja no visual do blog e etc. Mas diferencie-se, pois a blogosfera está cheia de cópias, e aquele que trazer algo original vai se sobressair com certeza.
  • Conheça a Plataforma: Procure conhecer a ferramentas e as particularidades da plataforma que você utiliza, isso faz uma enorme diferença. Eu indico o WordPress, pois possui uma infinidade de configurações que vão ser muito úteis e facilitar a sua vida.
  • Visual do Blog: Para muitos o visual é parte secundária do blog, pode até ser, mas é uma parte muito importante e que deve ser analisada com cautela, pois é a cara do blog. Um blog legal deve ter a cara limpa, ou seja, evite poluir visualmente o seu blog, com banners. Procure sempre o equilíbrio visual, e acredite: Menos é mais.
  • Funcionalidade: Um blog bacana tem que ser fácil de navegar, então procure agregar a ele ferramentas que torne acessível à procura por determinado assunto, tais como: Buscador, categorização, nuvem de tags, tópicos recentes e etc. Uma boa dica é a utilização de ferramentas que agreguem redes sócias e feeds ao seu blog.
  • Conteúdo: Esse com certeza é o ponto mais importante de qualquer blog, pois o conteúdo é que vai atrair leitores. Não adianta o blog ser visualmente bacana, ter ferramentas que facilitem a sua navegação se o conteúdo não é interessante. Procure abordar assuntos do momento, destaque o seu ponto de vista; Seja objetivo, use linguagem simples, evite textos muito complexos e, por favor, não rodeie; Uma boa dica é escrever sobre assuntos controversos e polêmicos; Seja coerente com o seu blog, se você escreve sobre poesia é obvio que não tem nada a ver criar um post sobre novos hardwares; Evite criar artigos muito longos, divida-os em partes quando o assunto for muito extenso.
  • Forme Parcerias: Outros blogs são concorrência, mas também podem ser parceiros em potencial. Agora tenha cuidado na hora de escolher um blog para ser seu parceiro, avalie se determinado blog realmente vai ajudar você a alcançar os seus objetivos.
  • Atualização: Atualize o seu blog sempre que puder, quanto mais posts mais assuntos, mais temas e logo mais visitas.
  • Interatividade: Faça o leitor se sentir parte do blog, faça enquetes, votações, sugestões, críticas, elogios e etc.
  • Divulgação: Torne o seu blog conhecido, então invista em divulgação. Fale para os seus amigos, use as redes sociais, fóruns, motores de busca e etc.
  • Analise a concorrência: Ver o que os outros blogs que tratam dos mesmos assuntos que o seu é uma ótima estratégia para se tomar decisões, veja o que tá dando certo neles e também o que dá pra fazer para tornar o seu mais vistoso.
  • Avalie o seu desempenho: Procure ver onde você está acertando e onde está errando, veja quais posts fazem sucesso, quais dias você recebe mais visitas e se o número delas cresce a medida que você posta mais coisas. Análise esses detalhes, pois serão muito importantes para saber em qual direção partir.

Fontes: Mestre SEO, Jhoo Blog. A fonte das imagens estão informadas na descrição das mesmas.

No próximo e ultimo post da série falaremos de algo muito interessante: Como ganhar dinheiro com o seu blog. E de um tema também muito importante: Ética nos Blogs.

Marcado com: , , , , ,
Publicado em Dicas
Um comentário em “Viva a Blogosfera! (parte 2)
  1. […] Viva Blogosfera #2 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: