Psicologia das Cores

Você já entrou em uma lanchonete e mesmo sem fome pediu pra comer alguma coisa? Ou mesmo sem querer você acabou prestando atenção naquela embalagem laranja de bebida e acabou levando-a? É meu amigo você foi persuadido pelo poder das cores!

E na publicidade esse recurso é muito utilizado. Basta ver as logomarcas, identidades visuais, ambientações, embalagens, outdoors, enfim, em quase todas as mensagens publicitárias há a chamada psicologia das cores.

Estudos mostram que cada cor passa um tipo de mensagem e cada pessoa é mais receptiva a uma determinada cor do que a outra. Isso ocorre por causa da sua personalidade, desejos íntimos, profundos, inconscientes e até circunstâncias de vida.

Vamos ver agora o que cada cor significa.

VERMELHO: A cor vermelha é quente e significa sentimentos fortes, tais como: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade; Também é usada para chamar à atenção para detalhes e para despertar a fome.

AMARELO: Assim como a cor vermelha, a cor amarela também chama à atenção e desperta a fome além de representar o conforto, esperança,  verão, calor da luz solar, iluminação, riqueza, euforia.

LARANJA: O laranja possui características comuns ao vermelho e ao amarelo, e também representa energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo.

AZUL: O azul é uma cor fria e dependendo do tom ele pode ter variados significados, mas no geral são estes: Harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, refrescância.


Roxo: O roxo ou lilás representa a fantasia, mistério, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma.

ROSA: Geralmente relacionada a coisas femininas, mas também significa luxúria, sofisticação, desejo.

VERDE: O verde obviamente representa a natureza e coisas semelhantes, também a  juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, esperança.

PRETO: A cor preta possui uma conotação negativa às vezes por ser associada à morte, ao medo, ao azar, à raiva e etc., mas quando vem acompanhada de um brilho ela representa o poder, modernidade, sofisticação, formalidade, mistério, masculinidade, elegância.

BRANCO: O branco vai muito além da idéia de paz, ele representa também a pureza, inocência, reverência, simplicidade, esterilidade, rendição, união.

PRATA: Geralmente associada ao material prata, a cor representa a elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza, modernidade, sofisticação, riqueza.

DOURADO: Cor associada ao poder, nobreza, riqueza, abundância, exclusividade, status.

Cores são importantes para a publicidade, pois através delas as mensagens são mais perceptíveis e o resultado mais satisfatório.

Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Comunicação, Criatividade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: