Bandeiras

Podemos dizer que as bandeiras são umas das primeiras formas de identidade visual e logomarca no mundo, pois expressam a identidade de um povo, sua cultura, sua história e etc.

Há muito tempo símbolos já representavam um batalhão, mas durante a idade média essa tendência se acentuou. Para exércitos aliados não se confundirem um com o outro e entrarem em combate, eles usavam um pedaço de pano hasteado num estandarte, com as cores e sinais de identificação do batalhão ou companhia envolvida.

Ainda na idade média as bandeiras começaram a representar as nações. A bandeira da Dinamarca é oriunda das bandeiras das cruzadas e é possivelmente a primeira bandeira nacional que se tem notícia.

A composição de uma bandeira é semelhante à de uma logomarca, pois deve passar o “espírito” daquela nação, país, estado e etc. Tais representações podem mostrar a importância de sua produção agrícola ou a industrialização (Angola),  linhagem da dinastia reinante (Espanha), aspectos peculiares da fauna e da flora (Canadá), processo de formação do país (Reino Unido), elementos típicos do seu país (Camboja), sua história (Portugal), ou simplesmente as cores nacionais(França).

Bandeiras são símbolos icônicos que representam em cores e formas a alma de uma nação.

Bandeira Nacional do Brasil


É muito difundida a versão significativa que diz que o verde representa as nossas matas, o amarelo o nosso minério, o azul o céu e as estrelas os estados da federação, porém (tirando as estrelas) não há nenhum documento que oficializa o significado da bandeira brasileira.

A versão mais aceita é que o retângulo verde seja símbolo da família Bragança, da qual D.Pedro fazia parte, e o losango amarelo é da família Hadsburgo, da qual fazia parte Dona Leopoldina, e como Deodoro da Fonseca era monarquista decidiu manter as cores reais. A esfera celeste e resquício do brasão da bandeira imperial e as estrelas são os estados realmente.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , ,
Publicado em Geral, Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: