Qual a diferença entre Rede Social e Mídia Social.

Mídias Sociais e Redes Sociais já se tornaram parte recorrente do nosso vocabulário e a cada dia que passa se tornam mais inseridas no nosso cotidiano, afinal de contas quem não tem Orkut, Facebook, Twitter e etc. Mas você sabe a diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais?

Primeiro precisamos entender que esses termos são anteriores à popularização da Internet, mas que ganharam novas proporções por causa dela. Lendo a respeito na “rede” vi que alguns autores dizem que tais termos são sinônimos, ou seja, significam a mesma coisa, enquanto outros dizem que eles quase não têm ligações. Mas é preciso que entendamos que a Internet muda muito rápido e o tempo todo, então tais nomenclaturas que eram ditas como verdade há alguns meses atrás, hoje já se tornem obsoletas. Porém, depois de tanta pesquisa achei uma explicação plausível para os termos, e também a forma que eles se relacionam. Então vamos ao que interessa.

Qual a Definição de Redes Sociais?


Redes Sociais são grupos de pessoas que mantém relacionamentos e interesses comuns. Essa definição ganhou um novo significado com a popularização da Internet, o que já foi chamada de sites de relacionamento, hoje conhecemos por Redes Sociais. As pessoas usam dessas ferramentas para conhecerem ou se relacionarem com outras com interesses comuns, como troca de informações, experiência, relacionamentos afetivos, contatos profissionais e etc.

E Mídias Sociais?


As Mídias Sociais são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Ao mesmo tempo em que dissemina conteúdo, abre a possibilidade de interação com outras pessoas. Além da descentralização do conteúdo (que antes estavam nas mãos das grandes corporações), as Mídias Sociais também possibilitaram a democratização (até certo ponto, já que nem todo mundo tem acesso à Internet) da disseminação de informação. As Mídias Sociais tem o objetivo o compartilhamento de conteúdo, sendo que as relações ficam em segundo plano.

Redes Sociais e Mídias Sociais o que uma tem haver com a outra?

Não há uma definição exata das relações que ambas estabelecem entre si, porém para que haja uma padronização é proposto que se use da seguinte definição: Redes sociais seria uma categoria dentro das mídias sociais com o objetivo de manter ou criar relacionamentos com base em assuntos em comum, como o famigerado Orkut e o gigante Facebook. Já as mídias sociais seriam serviços que tenham como objetivo o compartilhamento de conteúdo, tais como blogs, Twitter, Youtube, Flickr entre outros. Pensando dessa forma Redes Sociais podem ser também Mídias Sociais, uma vez que podemos compartilhar conteúdo intelectual e informações de forma aberta e colaborativa, mas Mídias Sociais não são redes sócias, pois nem sempre há um relacionamento do disseminador do conteúdo com quem o absorve.

Porém, mais importante do que saber diferenciá-las é saber compreendê-las, pois o futuro da comunicação e das relações sociais está diretamente ligado a elas.

Anúncios
Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: