Jesus, o Garoto-Propaganda

Todo mundo sabe que não é de hoje que se usa o nome do messias para faturar uma grana, e não estou falando dessas igrejas por aí que pede o seu salário por um lugar no céu. O próprio Natal foi inventado com esse fim: o de faturar, aquecer o comércio, pois não há nenhum registro fazendo referência do nascimento de Cristo nesta época. E claro que empresas e homens de marketing do mundo todo não poderiam abrir mão do maior de todos os garotos-propaganda: Jesus.

Ele ilustra camisetas, livros e campanhas natalinas. É o modelo ideal para agregar valor a qualquer produto, certo?

Abaixo alguns casos do uso da imagem do filho do Todo Poderoso para anúncios publicitários, alguns bons, outros ruins, mas fica ao seu critério avaliar.

Jesus ama os atores pornôs – XXXChurch.com, “Jesus Loves Porn Stars”.


Antes que um cristão enfurecido comece a disparar termos não pronunciáveis vou explicar. Esse é o título de uma campanha (muito mal sucedida) da XXXChurch.com, um site cristão anti-pornografia. Com o intuito de fazer as pessoas envolvidas nessa indústria refletirem sobre a sua postura o site lançou essa campanha. O estrago só não foi maior porque a American Bible Society negou o pedido de encomendar 10.000 bíblias com a imagem acima na capa para distribuir em eventos da indústria de cinema pornô.

Jesus malucão Plug TV, Bélgica.


Essa espécie de MTV belga lançou o comercial acima exibido. O filme mostra Jesus como se fosse um jovem baladeiro e irresponsável. Preciso dizer que tal comercial não repercutiu bem no país?

Jesus veste jeans – Jesus Jeans

Parece que não bastava ele morrer na cruz e ressuscitar no 3º dia, ele também tinha que emprestar o seu nome para uma marca de jeans italiana. Os anúncios sempre bem provocativos  pareciam desdenhar o 7º mandamento.

Ouro, incenso, mirra? Eu quero é um IPAD! – Lojas Betta Electrical, “Dê um presente melhor”


No anúncio acima vemos o menino Jesus ainda na manjedoura jogando os presentes dados pelos reis magos fora, parece que ele não ganhou uma Caloi (nova essa).

Nem só de pão vive o homem – Expo cristã.


Preciso dizer alguma coisa?

Jesus toma Red Bull, pra quê? – Red Bull.


Esse anúncio da Red Bull mostra um 4º rei mago trazendo as latinhas da bebida. Parece que não colou muito, afinal pra quê o filho do Todo Poderoso vai querer asas se ele é herdeiro do universo?

O objetivo desse post não é ridicularizar a imagem de Jesus e nem julgar os produtores de tais anúncios. Só quero mostrar como a imagem de um ícone tão poderoso é utilizada mundo a fora, causando polêmica e repercussão.

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: