Garotos-propaganda

Uma das primeiras garotas-propaganda.

As garotas-propaganda são uma forma de publicidade que nasceu ainda nos primórdios da TV, quando esta ainda era perto-e-branco, e ao invés de anúncios, as mensagens publicitárias eram chamadas de reclame, pois apareciam no meio da programação e as pessoas reclamavam disso. No começo não havia VT, tudo era ao vivo e os anúncios eram feitos por mulheres (quase não havia homens fazendo essa função) que explicavam os benefícios de determinado produto, elas ficaram conhecidas como garotas da propaganda ou garotas-propaganda.

Garoto Bombril o maior expoente de garotos-propagandas do Brasil.

Anos depois, o marketing viu o potencial desse tipo de comunicação, e também que as características dessa personagem poderia ser moldada para se adequar melhor a imagem do produto, um dos exemplos mais visíveis disso é o Garoto Bombril, que a mais de trinta anos ilustra os comercias da Bombril. De maneira planejada tal personagem vira a “face” do anunciante, carregando o espírito da empresa e transformando-se íntimo ao público.

Esses personagens facilitam a comunicação e economizam a verba do cliente com propaganda, pois já são conhecidos do telespectador, dispensando apresentações e poupa explicações, por tanto, poupa investimentos. Como a sua tendência é ser simpática isso encurta distâncias entre o anunciante e o público, criando uma espécie de relação íntima, a ponto de criar um vinculo forte entre marca e indivíduo.

No Brasil foram inúmeros os garotos e garotas-propagandas: Quem não se lembra do Garoto Bombril, do garoto Bamerindus, os DDDs da Embratel, Sebastian da C&A, entre tantos outros. Alguns são tão fortes que fazem até parte da cultura popular, e isso é inestimável para uma marca.

A seguir um vídeo onde a Folha exibiu os maiores garotos-propaganda da época, muito interessante vê-los juntos no mesmo comercial.

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: