Tá na Hora de Montar o Seu Portfa.

O portfólio é o conjunto de trabalhos feitos pelo profissional onde ele mostra suas capacidades e talentos. É uma ferramenta utilizada em várias áreas profissionais, porém, encontra maior aplicação nas áreas de publicidade, design, moda, multimídia e afins. Seu uso é de vital importância, pois auxilia o profissional freelancer a conseguir novos trabalhos e aos que aspiram vagas em alguma empresa uma oportunidade de mostrar o seu talento.

O ponto primordial é saber que você é um produto e está a venda e o seu portfólio é o anúncio que vai te vender. Por tanto você é uma marca e deve se ter cuidado ao trabalha-la, pois você é o melhor produto do mercado e precisa que os interessados vejam isso.  Por isso, você deve se planejar para uma boa estratégia de venda e apresentação.

Planejamento e Apresentação

Na hora de montar o seu portfa pense em duas variáveis. Se você vai apresenta-lo em empresas e corporações como freela ou candidato para uma vaga, ou apresenta-lo em uma agência de propaganda ou escritórios de design.  Essas duas alternativas vão ser a base das escolhas das peças que devem conter no portfólio. A primeira variável você deve escolher peças com enfoque na objetividade, sem abandonar o lado criativo, afinal é isso que faz um criativo. Mas é provável que quem avalie o seu trabalho sejam profissionais que não são da área de design ou publicidade, e por isso podem não entender a sua mensagem inovadora ou a quebra de paradigmas.  Na segunda o foco é justamente na criatividade, porém as pessoas que avaliarão o seu trabalho já devem ter visto inúmeros trabalhos criativos, então se diferencie no modo de apresentação e como vai se vender naquele momento.

Os seus dados formais, tais como onde estudou, cursos, línguas e etc. podem ser resumidos em um currículo (no máximo uma folha). Lembrando que você é um profissional que mexe com a criatividade e com design, então não vá com currículo em Word na fonte Arial ou Times New Roman, o mínimo que se espera é um arquivo em PDf bem diagramado.  O seu currículo tem que mostrar quem você é de forma criativa, mas claro não abuse, use o bom senso. Use fontes conceituais, cores, imagens e texturas, sem exageros, aqui cabe a regra do menos é mais.

Montando o Portfa

Na hora de montar o seu portfa escolha as suas dez melhores peças, aquelas que você sente orgulho de ter feito, claro respeitando as variáveis que vimos no tópico anterior. A disposição mais aconselhável é escolher as peças em um processo gradual, sendo que a cada página você mostre um trabalho melhor para quem o vê, porém a primeira peça (a de abertura do seu portfólio) deve ser a melhor, para quem está vendo pensar “opa tem coisa boa aqui”.  Então em uma escala de 1 a 10, deve-se dispor assim as peças: 10 – 1-2-3-4-5-6-7-8-9, sendo a melhor na frente.

Outro aspecto importante na hora de montar o portfólio e no que diz respeito ao caráter dos “anunciantes”. As peças selecionadas devem mostrar as variáveis do trabalho, ou seja, aquele outdoor fantástico para aquela marca de camisinha fictícia pode e deve ser utilizado, mas também é interessante usar peças de clientes mais comuns de agências como marcas de sabão em pó, construtoras, lojas de varejo, operadoras de celular e etc.

Apesar de não ser muito utilizadas é uma boa por fichas técnicas com os nomes das pessoas que trabalharam na peça, pois mensura a sua participação, passa credibilidade e mostra que você sabe trabalhar em equipe e reconhece as suas parcerias.

Faça uma breve explicação sobre a peça no que diz respeito aos desafios propostos pelo cliente, pois isso mostra sua capacidade em solucionar problemas e criar conceitos. E divida as peças em categorias como Advertising, Promoção, On-line, Design entre outras coisas.

É importante você manter um portfólio on-line, pois é um ótimo recurso quando não tiver a oportunidade de apresentar o seu material pessoalmente. A sua marca deve ser consistente, então tome cuidado para manter a mesma identidade no seu material de divulgação (cartões, portfólio on-line, blog, apresentações e impressos).

Fique sempre a vista

Não importa se você fez uma apresentação memorável, possui um ótimo portfa se você não é fácil de ser encontrado. Além dos tradicionais telefone e e-mail, forneça os seus perfis em redes sócias como Twitter, Facebook e Linkedin, além de blogs, vblogs e outros canais. Assim você mostra um profissional antenado, podendo gerar oportunidades mesmo quando não estiver procurando.

Claro que tais dicas não são a certeza do sucesso, mas se seguidas vão ajudar e muito na premiação com a tão sonhada vaga.

A seguir o vídeo de um cara que fez do portfólio um GRANDE diferencial.

Estes dois posts também podem ser úteis na hora de montar o seu portfa:

Crie um Portfólio com Estilo

45 Ideias de Layouts para Portfólio

Espero ter ajudado. Boa sorte companheirada!

Referências: Manual do Estagiário, Wikipédia, Revista Publisher.

Você pode ver o meu portfólio virtual também.

Boa dica para quem tá fazendo, ou elaborando o TCC: Um TCC pra mesa nenhuma “botar” defeito!

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Dicas
8 comentários em “Tá na Hora de Montar o Seu Portfa.
  1. Ana disse:

    vai ser contratado na 1a entrevista, é o portifolio mais criativo que já vi. faz o meu portifolio tb!

  2. Jean Hansen disse:

    Só falta citar as referencias tiradas do manual do estagiário.

  3. Alê disse:

    Eu gostei do portfolio, me causaria uma boa impressão inicial. Mas devo advertir que uma abordagem como essa é arriscada e gera amor ou ódio à primeira vista. Tem gente que detestaria, acharia uma idéia infantil e mandaria o cara embora na hora.

  4. Helton disse:

    R$ 4.395,00 para fazer este único exemplar! Mas ficou supimpa! Para quem tem grana e conhecimento, é um ótimo investimento.

    PS: O preço foi sacanagem, mas que fica caro fica.

    Abraço a todos!

  5. Reinaldo Nunes disse:

    Muito bom este post. Eu tava querendo uma maneira de incrementar o meu e vi uma inspiração. E outra, acho sim que seria uma boa este portfa, mas levando em consideração o que o autor falou, ou vocês não leram o post?

  6. […] quem pretende pegar alguns trabalhos como freelancer, ganhar alguma experiência, dá uma upada no portifólio e ganhar uma […]

  7. poste-4 disse:

    […] quem pretende pegar alguns trabalhos como freelancer, ganhar alguma experiência, dá uma upada no portifólio e ganhar uma […]

  8. […] quem pretende pegar alguns trabalhos como freelancer, ganhar alguma experiência, dá uma upada no portifólio e ganhar uma […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: