Os Desafios de Um Líder

“Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização” (Wikipédia).

Nas empresas e organizações a liderança é uma característica cada dia mais valorizada. A figura do líder ganha status e presença nas tomadas de decisão das corporações. O profissional que tem na liderança uma característica forte, já possui certa vantagem em relação aos outros.

Porém, liderar não é uma tarefa muito fácil. Posso dizer isso por experiência própria, não que eu seja um líder nato, mas geralmente eu que lidero os meus grupos na faculdade. As a pouca experiência que eu tenho em liderar equipes, vi na pele o quanto é complicado. A primeira dificuldade é em mostrar para o grupo que somos uma equipe, e que todos devemos trabalhar para alcançar o melhor resultado; A segunda é tornar a equipe comprometida com a causa; A terceira é lidar com os diversos tipos de perfis; A quarta é lidar com egos, o seu e o dos outros, entre outras coisas.

Vi que um líder tem que entender cada membro da equipe, direcionar os seus trabalhos levando em conta os seus talentos e suas limitações. Porém, um líder tem que ser firme e justo, tais características o torna um exemplo para os outros. O líder tem que saber respeitar o estilo dos membros, motivá-los, mas principalmente fazê-los entender que tudo deve ser feito pelo bem do propósito. Elogiar os que fizeram um bom trabalho e cobrar mais dos que não fizeram, mas cobrar de forma positiva.

Em um dos trabalhos de faculdade, dois membros me deram muita dor de cabeça. Um fez a sua parte (na base da cobrança, mas fez), o outro além de não ter feito, sumiu. Esses membros, apesar de meus amigos, foram punidos. Como líder não podia aceitar uma postura dessas. O que fez na base da cobrança, teve o nome no trabalho, mas no relatório apresentado ao professor fui bem franco. O outro foi tirado do trabalho e não ganhou nota. Os outros membros foram elogiados. Pode até parecer uma situação besta, mas a liderança começa a ser desenvolvida nesses tipos de ocasiões.

Apesar de ser figura central, o líder tem que reconhecer também as suas limitações. Não deve por o seu ego e nem as suas convicções acima do trabalho que deve ser feito. Liderar é fazer com que os outros brilhem também, e não simplesmente dar ordens, é gerir situações e conflitos, principalmente é ter confiança em si e na equipe.

No próximo post Os Tipos de Líderes e O Que Preciso Para Ser Um Líder.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Liderança
2 comentários em “Os Desafios de Um Líder
  1. […] Willy Blog Generalista, caótico, hiperativo e criavico « Os Desafios de Um Líder Tipos de Líderes e de Lideranças […]

  2. […] a construção de um líder. Para maximizar o conteúdo visto aqui, sugiro ver também os artigos Desafios de Um Líder e Tipos de Líderes e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: