Como se Tornar Um Líder

Continuando a séria de posts sobre Liderança, agora veremos como nos tornarmos verdadeiros líderes.

Alguns autores afirmam que a liderança é um talento nato, onde o individuo desenvolve uma característica que já possui, porém estudos mais recentes afirmam que tal aptidão na verdade pode ser exercitada e desenvolvida por todos, basta ter disciplina e vontade de desenvolvê-la.

Mas que características um líder deve possuir? Veremos abaixo:

1 – Espírito de Equipe: Primeiramente temos que entender que liderança e trabalho em equipe andam juntos. Não há líder sem equipe e equipe sem líder, ou líderes. Por tanto a primeira lição que temos que tomar para sermos líderes é o Espírito de Equipe. Quem um dia se tornar líder tem que está ciente das características e limitações da sua equipe, sabendo delegar funções e cobrar em cima disso. Liderar não é apenas dar ordens, é saber orientar para a direção correta, é motivar, é desafiar a equipe, e é também se envolver com o trabalho a ser desenvolvido.

2 – Humildade: O líder é mais um integrante de um time, e por isso não deve se sentir superior aos outros, mesmo que esteja hierarquicamente acima dos demais. O líder tem que saber que quem realiza é a equipe toda, e não apenas ele. Por isso respeitar opiniões divergentes e valorizar os seus integrantes é parte fundamental da liderança. Muitas serão as situações que os liderados serão contrários as ideias ou atitudes do líder, nessas situações o melhor a ser feito e dialogar e procurar mostrar o seu ponto de vista e procurar compreender o ponto de vista dos demais, sem se embasar no posto. Saber reconhecer equívocos também é muito importante.

3 – Postura: O líder deve ser coerente em todos os momentos, sua imagem deve passar confiança. Seu discurso deve ser coerente com seu estilo de vida. Lembre-se o líder é espelho para os demais, por tanto qualquer atitude que seja contrária ao seu discurso pode gerar insatisfação por parte dos liderados e acarretar em problemas de disciplina.

4 – Ser Firme e Justo: Liderar é saber ser firme em determinados momentos, é punir ou puxar para si toda a responsabilidade, por coisas que deram certo ou errado. É ser convicto que suas decisões têm relação direta com os resultados da equipe. Aliado a firmeza o líder precisa ser justo. Saber quando cobrar, punir, valorizar e elogiar os membros de sua equipe, seja em grupo ou individualmente.

5 – Ser Flexível: Em várias situações é preciso de adaptação, ser flexível nessas situações é inevitável, principalmente quando estas situações se referem aos membros da equipe, como em casos de ausências e etc. No entanto, ser flexível não quer dizer que você tem que deixar de ser firme, há casos e casos. A verdade é que devemos procurar o equilíbrio para gerir a equipe da melhor maneira possível.

6 – Ter conteúdo: Não adianta ser líder se você não souber com o que está lidando, pelo menos o superficial. É importante o líder estar ciente dos processos e detalhes sobre os assuntos com o qual trabalha, mesmo que seja de forma não aprofundada.

7 – Ser Esforçado: Liderar é realmente assumir a liderança, e para tanto aprender com as situações é um exercício constante de aperfeiçoamento de um líder. A liderança é compota de 2% de talento e ou outros 98% esforço. É importante saber que somos humanos e temos defeitos, mas sempre trabalhar em cima disso. Pode não parecer tarefa fácil, mas com esforço e disciplina os resultados vão aparecer.

8 – Manter o Foco: Existe o que deve ser feito e aquilo que gostaríamos de fazer. O líder deve manter o seu foco e o da equipe no que deve ser feito, e não deixar que a atenção se despeça para algo sem relevância.

9 – Formar Outros Líderes: O verdadeiro líder não forma seguidores, ele forma outros líderes. Constrói um ambiente de liderança, onde aos poucos todos vão se contagiando por ele e tendo posturas mais proativas e de liderança. Tal processo é difícil e demorado, mas com o tempo e dando a possibilidade de outros também liderarem o resultado é satisfatório.

10 – Motivação: Nem sempre um líder ama o que faz, mas sabe o que deve ser feito, seja no campo ideológico ou na carreira. Saber se auto-motivar e motivar a equipe é imprescindível para o sucesso do trabalho. O líder tem que entender que ele também é um ser humano e por isso é suscetível a erro, lhe dar com essa faceta um tanto quanto rigorosa da vida faz parte do constante processo de aprendizagem de um líder. Acordar todo dia com o objetivo de fazer acontecer é o primordial para qualquer líder.

Com este post termino aqui a trilogia sobre liderança e líder. Espero ter contribuído com estas dicas com a construção de um líder. Para maximizar o conteúdo visto aqui, sugiro ver também os artigos Desafios de Um Líder e Tipos de Líderes e Lideranças.

Referência: InfoEscola, Wikipédia, Joãodosoftware e UOL

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em Liderança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: