O Mundo Em Suas Mãos.

Esse semestre um dos professores pediu a simples missão (para não dizer mother foka) de reposicionar o Orkut com a intenção de fazê-lo líder no segmento de redes sociais, ou seja, batendo de frente com o poderoso Facebook. Como fazer isso? Será que há alguma possibilidade?

Estava desenvolvendo o trabalho e em uma conversa com meu amigo Moisés Jadão, ele me orientou a focar no segmento mobile e aproveitar a popularidade do Android, sistema operacional de dispositivos móveis mais usado no mundo. A partir disso comecei o trabalho e a pesquisa.

Existe um principio de marketing que diz que quando você não for o líder em um segmento, invente um. É verdade que já existam redes sociais com plataformas desenvolvidas para smartphones e tablets, o próprio Orkut já tem, e seu arquirrival também, e também há aquelas que são desenvolvidas exclusivamente para este fim. Mas erámos o Google, e possuíamos todas as possibilidades de desenvolver uma ferramenta móvel como nenhuma outra. Minha equipe e eu viajamos legal na maionese e o resultado foi um ótimo trabalho e um dez.

Mas o foco deste post não é o trabalho acadêmico, ou a maneira milagrosa de salvar a rede da Google do até então inevitável naufrágio. O caso é que eu me surpreendi com os dados colhidos na pesquisa e a proporção que está tomando o segmento móbile.

Mídias sociais em disposítivos móveis.

Segundo projeção da Pyramid Research, o acesso a redes sociais de dispositivos móveis na América Latina vai alcançar o número de 116,8 milhões de usuários até 2015, ou seja, 51% do total de usuários da região. Número muito expressivo, quando avaliamos que na região os aparelhos ainda não são acessíveis a todos.

E esse efeito não é exclusividade apenas da América Latina. Há um crescimento exponencial no acesso a redes sociais de dispositivos móveis na Europa e nos Estados Unidos também, como mostra o estudo feito pela consultoria ComScore. De acordo com os dados da pesquisa mais de 40 milhões de usuários usam se conectam as redes sociais por meio de aparelhos móveis, um crescimento de 37% comparando com o mesmo período ano passado. Na Europa 75% dos usuários utilizaram redes sociais de dispositivos móveis pelo menos uma vez. No Japão e em outros poucos países a maioria já acessa redes sociais de tablets ou smartphones.

Isso nos mostra que as redes sociais e os dispositivos móveis são cada vez mais o retrato da comunicação e conectividade dos nossos tempos. Podendo ser um impulsionador de negócios e de oportunidades

Apps e um novo mercado.

E não é só no segmento de redes sociais que o mundo se torna mais móbile. A criação de APPs e produtos exclusivos para móbiles se mostram um cenário muito atrativo para quem quer ganhar dinheiro. Basta ver a nova aposta da gigante de compras online Amazon, com o seu novo Kindle Fire Tablet, que além de um valor muito abaixo da concorrência (cerca de duzentos dólares) o gadget promete também acesso a conteúdo exclusivo como livros e séries. Ou seja, a gigante também viu a oportunidade que é o segmento móbile.

Em uma palestra com o professor Luli Radfahrer da USP, ele frisava a falta de produtos para dispositivos móveis, como livros por exemplo. Já pensou na revolução que seria se os livros fossem projetados para serem lidos nos smartphones, por exemplo? Uma forma rápida, barata e genial de distribuir e vender conteúdo. E mais que isso, toda a cadeia de consumo já está mais móvel.

Os dispositivos móveis já são onipresentes em nossas vidas, e assim como o Android da Google simboliza, eles já fazem parte de nós mesmo. Já está passando da hora de criarmos soluções e produtos para estes aparelhos que se tornaram a bola da vez na tecnologia e na comunicação.

Abaixo um vídeo da Google mostra essa nova tendência de mercado.

Fontes: Exame, Economia Uol e Yotta Apps.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em Comunicação, Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: