Anonymous, V de Vingança e Guy Fawkes.

Vocês já devem ter visto o personagem da figura acima, pois do ano passado para cá essa imagem se tornou sinônimo de protesto e revolução, muitos movimentos a usam como ícone, desde o Occupy Wall Street ao repercutido Anonymous. Mas porque essa imagem se tornou tão forte, e quem são esses tais de Anonymous?

ANONYMOUS

O Anonymous é uma comunidade virtual, mas podem ser denominados também como um grupo hacktivista (ativistas hackres), que se impõe a qualquer tipo de censura na Internet ou em outros meios. Seus membros se espalham pelo mundo todo, divididos em vários grupos, e que não expõem as suas identidades (como o nome mesmo diz). Outra característica do grupo é a ausência de líderes.

O Anonymous existe aproximadamente desde 2003, mas vem ganhando forte repercussão na mídia mundial desde dezembro de 2010, quando em retaliação aos atos hostis de algumas empresas financeiras ao WikiLeaks. Eles invadiram e tiraram do ar os sites da Visa, Master Card e Paypal, pois estes haviam bloqueado os ativos de transferências financeiras para o site de Julian Assange.

Durante a chamada Primavera Árabe (onda de revoltas e protestos em países árabes do norte da África e Oriente Médio) o Anonymous também foi peça importante. Com ataques a sites de instituições governamentais destes países, o que de certa forma ajudou a difundir o espírito revolucionário na juventude destes países.

Recentemente o Anonymous esteve envolvido na derrubada dos sites do FBI, departamento de Justiça do EUA, Sony, Universal, RIAA (Associação da Indústria da Gravação da América), MPAA (Associação de Audiovisual da América) e Broadcast Music, em retaliação à derrubada do Megaupload (site de compartilhamento de arquivos).

Mas como eles agem?

            Os ataques são coordenados via Twitter ou fóruns na Internet. Eles espalham vírus por vários computadores, que passam a ser controlados remotamente por eles, sem que o dono do PC perceba. Por meio de um comando o grupo faz com que todos os computadores acessem o mesmo site simultaneamente, gerando sobrecarga no sistema do site e tirando a página do ar.

Os ícones visuais desse movimento é a sua bandeira (representada por um homem vestido com traje formal e sem cabeça que representa a ausência de líderes) e a famosa máscara de Guy Fawkes popularizada pela HQ e filme

V DE VINGANÇA (V for Vendetta)

É uma série de romances gráficos (Graphic Novels) escrita pelo renomado Alan Moore. Um clássico das HQs, sucesso de crítica e de vendas, que foi adaptado para os cinemas em 2006. Até hoje a obra é usada para fundamentar ideologias anarquistas ou incentivar grupos políticos contra a opressão dos governos. V for Vendetta aborda temas fortes como liberdade, autoritarismo e o medo constante das pessoas, principalmente na época que foi escrita, em meio a Guerra Fria.

A história acontece em futuro (futuro na época que foi escrito, mas passado hoje) alternativo, onde o mundo imergiu em caos e a Inglaterra, país onde acontece a trama, vive em um regime totalitário.

V (personagem principal da trama) é um anarquista que quer derrubar o regime, foi torturado e feito de cobaia em um dos campos de concentração do governo inglês, ganhou habilidades acima das humanas, mas ficou deformado, e por isso quer vingança aos que fizeram isso com ele.

No processo ele conhece Evey, e a transforma em aprendiz. No final V, consegue se vingar de quem ele queria e Evey fica a cargo de prosseguir com os planos de V.

Nos planos de V, o começo da revolução e libertação do povo se dava com a explosão do parlamento, plano semelhante ao de…

GUY FAWKES

Foi um solado inglês católico que juntamente com outros católicos teve participação na “Conspiração da Pólvora” de 1605. O objetivo da conspiração era explodir o parlamento e assassinar o rei protestante Jaime 1º e todos os membros do parlamento.

Fawkes era especialista em explosivos, por isso ficou com a missão de guardar os explosivos e ativá-los no momento certo, mas a conspiração caiu nos ouvidos do rei, que ordenou que fizessem uma varredura nos subterrâneos do parlamento, onde o conspirador estava com 31 barris de pólvora.

Guy foi capturado e torturado para que revelasse o nome dos outros conspiradores. Ele foi condenado a forca pelos crimes de alta traição e tentativa de assassinato. Os outros conspiradores que foram revelados por Fawkes também tiveram o mesmo destino.

Hoje o dia que a conspiração foi descoberta, 5 de novembro, é celebrada a Noite de Guy Fawkes na Inglaterra e outros países, e vários jovens se vestem com a máscara de Fawkes, máscara essa que adquiriu um forte significado, que inspira jovens do mundo todo a se oporem às autoridades, que subjugam o poder das instituições governamentais e que procuram por um novo ideal nesse mundo completamente caótico, assim como o universo de V de Vingança.

É, Guy Fowkes não conseguiu concluir o seu objetivo, mas sua face serve de ícone para uma nova geração de revolucionários, ou seriam conspiradores? No final ele saiu vitorioso.

Referências: Wikipédia e Isto É nº 2204

Querem ver mais assuntos interessantes? Então curtam a fanpage do The Willy Blog

Anúncios
Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: