Ícones da Publicidade Papa Xibé

Todo lugar possui seus símbolos, ícones e representações tão particulares que identificam, só do simples olhar, a identidade de um povo, sua cultura e seus aspectos mais fundamentais. A verdade é que a publicidade não só usa esses símbolos populares, como também os cria, ou reinventa-os. Em Belém temos alguns casos, como veremos a seguir, de ícones da publicidade que de tão fortes, já se fundiram ao repertório cultural local, ou viraram parte da paisagem.

São expressões que atravessam gerações e que mostram a importância da publicidade como ferramenta de comunicação.

1 – COPO DA CERPA

Não há quem passe pala primeira vez pelo entroncamento que não fique observando o famoso (e famigerado) Copo da Cerpa. Lembro-me dos tempos de criança, quando subia em lugares altos só para ver ao longe o copo acender e apagar, acender e apagar…

Apesar de muitos falarem mal, é inegável que já faz parte da nossa paisagem, chega a ser quase um cartão postal (pelo menos bem melhor do que o Pórtico). Este grande projeto, ofusca até o Memorial da Cabanagem de Oscar Niemeyer que está localizado bem próximo.

2 – CANGURU DA RADIOLUX

Mascote da rede de lojas Radiolux, este simpático canguru já virou ícone da publicidade local. Não há quem o veja e não o associe diretamente com a loja. Não é difícil de vê-lo pelas ruas da cidade fazendo propaganda volante das ofertas. Este ícone é tão forte que já virou fake no Twitter e Facebook.

3 – SLOGAN GENTE BOA

A gente sabe que um slogan ou assinatura são bons quando eles caem na memória e na boca do povo, e foi justamente isso que aconteceu com o famoso bordão: “Ele é gente boa, tem até o cartão Yamada”.

Mesmo depois de muito tempo que os comerciais com esse mote não são veiculados, ainda encontro pessoas fazendo alusão a ele.

4 – ESTÁTUA DA LIBERDADE BELÉM IMPORTADOS

É fato que ela não é a mais bonita peça do designer urbano da cidade, e é fato também que peca “um pouco” em questões de proporcionalidade, mas não há como negar que a Estátua da Liberdade genérica do Belém Importados é um ícone (para o bem ou mal) da publicidade regional.

5 – CÍRIO DE NAZARÉ

O Círio é a maior expressão religiosa do Pará e do Brasil, mas também é um período onde a publicidade em Belém ferve. Muitíssimas marcas querem se vincular ao Círio, seja na forma de patrocínio, anúncios ou homenagens, mas todas querem se fazer presente. E são inúmeras as formas de mídia que vemos: ventarolas, faixas, embalagens, outdoor, TV e o tradicional Cartaz. Esta sazonalidade é muito importante para o mercado publicitário daqui, pois além de movimentar uma cifra bem gorda, também é onde aparecem com maior frequência (ou pelo menos ficam mais evidentes) as campanhas institucionais.

6 – PLACAS DE AÇAÍ

Não há nada mais icônico em matéria de publicidade popular no Pará do que as nossas placas de açaí. Nas cores vermelha, ou em alguns casos lilás, e com a palavra açaí escrita em branco, é uma das mais fortes expressões de designer vernácular. Onde há uma venda de açaí, tem uma placa. Isso mostra como o povo pode ter saídas criativas para resolver seus problemas de comunicação, e já foi até usada em cases profissionais (vamos dizer assim). Simples, direta, funcional e popular.

Concordam, discordam, acham que tá faltando alguma coisa? Comentem e entrem na fanpage do The Willy Blog

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Comunicação, Fotos/Imagens
4 comentários em “Ícones da Publicidade Papa Xibé
  1. Fred disse:

    Muito bom esse post. Putz cara moro no Entroncamento e acho o Copão da Cerpa foda.

  2. antigamente havia um letreiro eletrônico na esquina da assis de Vasconcelos com a José Malcher…

  3. janieire disse:

    poxa, cade a nave da xuxa (o chapeu do barata) e o disco voador disfarçado de caixa d’água do entroncamento? e a vinheta da tropigás, que, apesar de não ser um monumento ou coisa assim, é um ícone, todo mundo conhece.
    rsrs me diverti muito com o post, tá de pababens! bjos

  4. janieire disse:

    Tem a vinheta da tropigás, é um ícone, todo mundo conhece. rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: