Para a Nossa Alegria – O maior viral do Brasil

O maior viral das ultimas duas semanas, até que aparece outro.

Não há uma fórmula para um vídeo se tornar viral, mas uma das principais características é a espontaneidade, o ato de fazer sem nenhum tipo de planejamento. Há mais ou menos duas semanas um hit estourou, a música Galhos Secos interpretada por uma animada família, o vídeo recebeu o nome de Para A Nossa Alegria. O vídeo fez com que milhões de pessoas se engajassem na divulgação dele, e em um dia já batia a casa de um milhão de acessos. As redes sociais só falavam disso, eram paródias, quadrinhos e uma série de outras coisas. Logo famosos entraram na onda, e até uma versão com os Simpsons foi feita.

O vídeo fez tanto sucesso, que os protagonistas ganharam status de celebridades instantâneas. Dão autógrafos, tiram fotos com fãs, fiquei sabendo que vão assinar com uma gravadora, participaram do Pânico Na Band, e agora estão protagonizando uma campanha publicitária da Pepsi.

Mas como criar um viral? O que motiva as pessoas a compartilharem algo assim?

Um vídeo para ser viral tem que trazer algo de valor: Ou ser muito engraçado, ou trazer um conteúdo muito importante, que mexa com os sentimentos das pessoas. Na maioria das vezes é espontâneo e tosco, mas existem casos que fora planejado. Um vídeo viral tem que trazer alguma motivação para quem o vê. A viralidade de um vídeo, mexe com o ego de quem compartilha: Pode ser o fator descobrimento, onde quem compartilha sente-se alguém que descobre as coisas e se sente valorizado por passar isso à sua rede, como um repórter que dá o primeiro furo de reportagem; Ou o fator solidariedade, onde compartilhador se sente parte importante de um processo de compartilhamento de informações valiosas. O importante na concepção de um vídeo viral é fazer com que a pessoa que compartilha se sinta inclusa em um processo, seja passando uma mensagem importante, ou um vídeo engraçado ou tosco.

Um vídeo viral tem muito mais alcance do que um vídeo puramente comercial, mas não há receita para fazer viral. Uma forma de minimizar erros na hora de fazer um viral é analisar os hábitos da juventude, pois essa faixa está mais inclinada a participar deste processo. Um outro forte argumento é a empatia, ou seja, quando um vídeo mostra uma situação que a maioria das pessoas já passaram, como por exemplo dá um aceno para alguém e descobrir que ela estava acenando para outro, o vídeo tem fortes chances de se tornar viral, mas claro dependendo da motivação que ele causa no público.

De qualquer forma, é uma ótima estratégia para promover marcas e produtos, mas as empresas têm que se atentar, pois um vídeo pode se tornar viral, mas por motivos maléficos a imagem da empesa. Se o usuário perceber que há apenas o objetivo da venda, ele pode se sentir enganado e até ofendido, usar isso para influenciar negativamente a sua rede em relação à uma marca. Outro risco que uma empresa corre, é quando o viral é usado contra ela. Inúmeros são os casos de clientes que fazem vídeos descendo a lenha em uma empresa, pois não receberam o que deviam, ou foram mal atendidos.

Pra fechar esse post sobre vídeos virais, abaixo o viral que invadiu as redes sociais e a própria mídia de massa:

Abaixo uma versão feita pelo pessoal do comédia Mtv. Ficou foda.

Comente e acesse a nossa fanpage.

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Vídeos
Um comentário em “Para a Nossa Alegria – O maior viral do Brasil
  1. Dia 21 de Abril Marcha Nacional Contra a Corrupção! Às 9 Horas concentração na Praça da República, até ALEPA.

    Eixos principais, de combate a corrupção:
    # Educação, 10% do PIB é OBRIGAÇÃO!
    # Saúde, queremos QUALIDADE E NÃO ROUBALHEIRA!
    # Meio Ambiente, BELO MONTE SERVE A QUEM?!?!?!
    # Transporte Publico, CONTRA O AUMENTO E POR QUALIDADE!
    # Copa 2014 e Olimpíadas, São dos Brasileiros! SERÁ???

    “O POVO ACORDOU! O POVO DECIDIU! OU PARA A ROUBALHEIRA, OU PARAMOS O BRASIL!”

    PEDIMOS QUE AJUDE NA DIVULGAÇÃO MANDANDO PARA TODOS E SE FAZENDO PRESENTE NA MOBILIZAÇÃO! PRECISAMOS DE AJUDA PARA DIVULGAR PUBLICAR NOS BLOGS MANDAR PARA EMAILS ATRAVÉS DE TODAS AS REDES SOCIAIS TUDO É VALIDO!

    Agradeço desde já a ajuda!
    THIAGO BESSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: