Steve Jobs e Bill Gates, gênios e ladrões.

Eu já ouvi muita gente falar a merda de que Steve Jobs era um gênio e que Bill Gates era burro, um aproveitador da ideia dos outros. Mas a verdade é que Jobs era realmente um gênio e Gates, simplesmente, um visionário. Não se nega a importância do cara que inventou algumas indústrias e reinventou outras (Jobs), porém, Gates fez com que os computadores fossem acessíveis e muita gente que hoje é entusiasta da Apple começou a sua experiência no mundo da informática em um PC.

Tem uma interessante analogia do palestrante Daniel Godri que define Gates e Jobs. Para Godri, Jobs olhou para o espelho, pois ficou tão preso a sua obra e as maravilhas que ela fazia que não observou o potencial do mercado, e Gates olhou uma janela, pois viu o potencial do mercado e criou computadores mais acessíveis para as pessoas comuns que não poderiam comprar um MAC (a maioria). Aqui nem se discute o desempenho das máquinas, onde sem dúvida o MAC é mais potente e seguro, mas quem precisa de um computador como este para criar planilhas, editar textos, mandar emails e acessar a Internet? O PC faz isso satisfatoriamente.

Não estou comparando a genialidade dos dois, mas só acho que Bill Gates e a Microsoft tem sido alvos de injustiça. O PC é realmente o computador pessoal, e leva a ideia inicial de Jobs (computador pessoal) mas fielmente do que os aparelhos da grande maçã. Mas muitos dirão que o Windows é uma cópia do MAC, e é mesmo, mas não podemos nos enganar, muitas das criações de Jobs também são resultado de cópias de outras obras, o próprio Macintosh é uma cópia de um software desenvolvido pela Xerox, mas que foi descartado pelos altos executivos (para saber mais veja este vídeo), ou seja, Gates e Jobs são parecidos neste ponto.

É verdade que a Microsoft não é a mesma de anos passados, muito em função da saída de Gates da empresa, porém ninguém nega o grande potencial da empresa, um bom exemplo disso é o X-box e o Kinect. E a Apple tem o grande desafio de frear a concorrência no mercado de smartfones e tablets e continuar sendo tão inovadora mesmo depois da morte de Jobs.

Em resumo estes dois homens mudaram os rumos da indústria de tecnologia dos últimos 20 anos e a rivalidade entre ambos rendeu boas discussões, declarações e produtos. Jobs e Gates foram gênios e ladrões e com certeza grandes visionários.

O filme Piratas do Vale do Silício aborda bem o início da trajetória de Steve Jobs e Bill Gates. Para ver o filme clique aqui.

Abaixo um infográfico com dados de ambos:

Clique para ampliar.

A rivalidade dessas duas personalidades já deu muito pano pra manga, como este vídeo paródia, onde Jobs e Gates travam um duelo Hip Hop:

Espero que tenham gostado do post. Se concordam ou descordam é só comentar.

E se você quer ver outras coisas interessantes é só curtir a minha fanpage ou me seguir no Twitter.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em Empreendedorismo, Fotos/Imagens, Mundo, Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: