Reclame e seja ouvido nas redes sociais.

Todo mundo sabe que a prestação de serviço no Brasil não é lé essas coisas, e o pior é reclamar, pois parece que os serviços de atendimento ao cliente muitas vezes não dão a mínima para o seu problema. Mas agora o consumidor tem uma nova arma nessa guerra, as redes sociais. Em tempos de Facebook, Twitter e Youtube o consumidor tem muito poder de influência e nenhuma empresa quer ter a sua marca exposta negativamente. Saiba usar essas ferramentas a seu favor e faça valer o seu direito de consumidor. Abaixo um guia para ser ouvido pelas empresas.


1 – Facebook:
O Facebook é a  maior rede social do mundo e já faz um tempo que é a do Brasil também. Todo mundo usa o Facebook, por isso a rede é uma das mais eficazes para reclamações. As empresas por não quererem feedbacks negativos neste ambiente, podem responder em questão de minutos. Post também a sua reclamação em Grupos ou na própria fanpage da empresa. Faça um printscreen, pois se a sua reclamação for deletada você pode fazer mais alarde.

2 – Youtube: Feito de forma criativa um vídeo pode ser uma ótima ferramenta para conseguir ser ouvido. Muitos vídeos já foram feitos, uns inclusive ganharam milhares de visualizações no Youtube, como o caso do vídeo abaixo. Em um vídeo de reclamação, procure mostrar o problema, ser for cômico melhor ainda.

3 – Twitter: Em uma pesquisa recente a rede foi eleita como o meio onde as reclamações dos consumidores são respondidas mais rapidamente, ou seja, xingue muito no Twitter. Ele é um canal direto entre o consumidor e a empresa, e o melhor, as empresas não podem excluir o que você postar. Direcione a sua postagem para a conta da empresa (@empresa) e use uma hashtag (#) criativa e não pare até ser respondido.

4 – Atendimento Online: Geralmente as empresas têm três canais de atendimento: Telefone (maldito), email (demora muito pra ser respondido) e o chat. É bem provável que você consiga algo no wabchat, se não conseguir continue a sua reclamação nas redes sociais. Uma boa dica é gravar a conversa, esta pode ser um recurso do seu vídeo.

5 – Sites de Reclamação: Sites como Reclame Aqui publicam as queixas e notificam as empresas sobre as reclamações. Tais sites também usam um ranking das empresas que dão mais problemas e demoram mais para responder. Existem até aplicativos com esta função no próprio Facebook.

6 – Agências Reguladoras: Alguns tipos de serviços possuem agências reguladoras, que fiscalizam a atuação das empresas, como a Agência Nacional de de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entre outras. Tais agências podem notificar, aplicar multa e até punições mais severas, como aconteceu com a Claro, Oi e Tim que foram proibidas de vender chips em alguns estados.

Agora você já sabe o que é preciso para fazer valer o seu direito de consumidor. Não deixe nunca de reclamar e de denunciar, pois só assim é que teremos serviços com um grau satisfatório de eficiência.

Espero que tenham gostado do post. Para mais conteúdos interessantes curtam a minha fanpage.

Fonte: Revista Super Interessante: Como Fazer Um Super Bebê.

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Publicado em Comunicação, Mundo

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