O limbo dos coadjuvantes.

Steve Wozniak, cofundador da Apple e pai do Apple 1.

Steve Wozniak, cofundador da Apple e pai do Apple 1.

Muito se fala em Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg entre outros, mas se esquecem de falar de personagens essenciais nessas trajetórias vitoriosas: Os coaduvantes. Os coadjuvantes são aqueles que por não possuírem carisma, rosto bonito, capacidade de engajar as pessoas ou por simplesmente preferirem os bastidores, são relgados apenas à uma nota de rodapé na história.  Muitas vezes o coadjuvante é injustiçado, porém, sem a sua contribuição o astro, estrela ou herói não pode brilhar, muitas vezes é o próprio coadjuvante o responsável pelo desfecho da história. O que seria de Jobs sem a criatividade de Steve Wozniak (o pai do Apple 1), de Gates sem Paul Allem, ou Mark Zuckenberg sem Eduardo Saverin? Isso só pra citar alguns nomes, porém a história mostra inumeros outros.

Verdade que muitos destes memoráveis seres não possuem atributos para que se destaquem e assim ficam nas sombras de alguém, porém é preciso valorizar o trabalho destes homens, que não ganharam os holofotes, mas que em sua discrição fazem as coisas acontecerem.

Uma coisa que aprendi no meu tempo de faculdade e vou levar para vida toda é de valorizar o trabalho dos que não aparecem. Uns porque são timidos, ou porque não possuem as características necessárias (mas isso pode ser trabalhado) e outros pelo simples fato de não gostarem de aparecer, acabam ficando nos bastidores, porém sua contribuição ao trabalho ou projeto são essenciais. Eu (sem soberba ou pretensão) tenho uma predisposição para liderar, mas aprendi que não existe grande líder que não precise do apoio de alguém, que não existe um grande líder sem um grande conselheiro ou aliado, que é sempre bom ter alguém de confiança ou de talento complementar para adcionar um outro ponto de vista. Tenho muitos amigos talentosos, e mesmo eu tendo concebido a ideia, sem a visão complementar dos parceiros, sei que alguns projetos seriam inviáveis. Que se aprenda a valorizar essas figuras tão importantes da história e que tais personagens ganhem mais do que apenas uma nota de rodapé em uma bibliografia qualquer.

Sem grandes coadjuvantes não existe grande herói ou grande história!

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Geral, Pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: