Flash mob, a arte da mobilização.

O termo Flash Mob vem do inglês e é a abreviação de “flash mobilization“, ou seja, uma mobilização de caráter rápido, instantâneo. A mobilização sempre foi um recurso muito usado, principalmente para fins políticos, porém, o falsh mob é uma mobilização com fins de entretenimento e de sociabilização. Tal expressão social ganhou mais adeptos com a popularização da Internet, pois é através de fóruns, blogs e redes sociais que as pessoas se organizavam e divulgavam a prática.

A prática do flash mob se espalhou pelo mundo e ganhou vários adeptos, praticamente toda grande cidade possuí, ou possuía seu grupo de organizadores e praticantes. O ápice dos Flash Mobs aconteceu no período entre 2006 à 2009, quando vários eventos para tais fins eram organizados, porém hoje vemos que a prática anda enfraquecida.

Existem vários tipos de flash mobs, cada um com a sua particularidade, porém os mais populares são:

Guerra de travesseiros

Guerra de travesseiros

Pillow Fight ( Luta de Travesseiros)

A brincadeira de criança ganhou novas proporções quando se tornou um dos tipos de flash mob. Neste tipo de mobilização, as pessoas combinam na Internet (fóruns, redes sociais, blogs e etc.) o local e a hora do evento e levam os seus travesseiros para guerrear com pessoas desconhecidas. O Pillow Fight é muito popular, tendo até dia mundial, que acontece em abril.

Apesar da aparência violenta, o evento tem suas regras: É proibido colocar qualquer objeto dentro do travesseiro, não pode haver zíper e apenas os participantes podem ser atingidos, são algumas regras da brincadeira.

O Pillow Figth é uma forma divertida e simples de extravasar o estresse gerado pelo cotidiano dos grandes centros urbanos.

Subway Party (Festa no Metrô)

Festa no metrô

Festa no metrô

Como o nome já diz, o Subway Party é uma festa realizada dentro do metrô. Como todo flash mob, as pessoas combinam o dia e o horário do evento, pela Internet na maioria das vezes, e quando chegam ao local marcado dançam, ouvem música, conversam, enfim, tudo o que se faz em uma festa. Geralmente utilizam o último vagão do metrô ou trem, onde este pode até ser enfeitado, e dependendo da época a festa pode até ser temática.

O Subway Party pode ocorrer durante a hora do rush, mas tal prática é muito criticada por atrapalhas as pessoas que querem ir e vir, por isso é mais comum que seja feita no fim da noite.

Este tipo de flash mob é muito recomendado para quem procura novas amizades ou lances (você entendeu né?!), e é um tipo bem inclusivo, já que pessoas que não participam do evento são convidadas a participar.

Zombie Walk (Caminhada Zumbi)

Casal zumbi na Zombie Walk

Casal zumbi na Zombie Walk

Inspirado em um dos aspectos mais populares da cultura pop atualmente, o Zombie Walk consiste em pessoas que se vestem de zumbi e saem pelas ruas da cidade caminhando. Sua rota passa preferencialmente por locais de grande movimento de pessoas, tais como Shoppings, metrôs, praças e etc.

A caminha zumbi nasceu no Canadá e na primeira edição teve poucos adeptos, cerca de 6, porém o evento teve grande repercussão e foi crescendo a cada ano. Hoje o Zombie Walk é um dos flash mobs mais populares e acontece em várias cidades do mundo. O grande barato deste tipo de flash mob é a caracterização, onde os participantes capricham na fantasia.

Uma curiosidade é que no Brasil este tipo de mobilização geralmente acontece no dia 2 de novembro, dia de finados (existe melhor data que essa para que os mortos possam andar nas ruas da cidade?).

Frozen (Congelado)

Neste tipo de flash mob as pessoas ficam paradas, como estátuas, por um tempo determinado.

No Pants (Sem calças)

no-pantsNeste tipo de flash mob as pessoas ficam sem calça, preferencialmente no metrô de grandes metrópoles.. Mesmo em alguns lugares haja um certo incomodo com a polícia e com outras pessoas, o No Pants é muito popular nas grandes metrópoles, principalmente em cidades como Nova Iorque e São Paulo. Este flash mob tem como característica ser uma forma de protesto contra a onipresença das calças no vestuário urbano.

Assim como acontece com o Pillow Fght, o No Pants também tem um dia internacional: A primeira sexta-feira de maio. Como o nome sugere é um dia onde os adeptos não usam calças, onde os mais tímidos usam bermudas, shorts, saias e etc, e os mais ousados usam apenas roupas íntimas.

Qual o maior Flash Mob do Mundo?

O maior flash mob aconteceu em Chicago nos Estados Unidos no dia 10 de setembro de 2009, na data de comemoração da 24ª temporada do programa da apresentadora Oprah Winfrey. O evento foi organizado pelo grupo Black Eyed Peas, como forma de fazer uma surpresa para a apresentadora. Cerca de 21 mil fãs dançaram ao som de I Gotta Feeling. Abaixo o vídeo do evento.

Flash Mob e a publicidade

Vendo que se tratava de uma ótima forma de promoção, que gera buzz e percepção positiva por parte das pessoas, algumas empresas começaram a usar os Flash Mobs para divulgarem seus produtos/serviços/marcas. O que começou como expressão cultural contemporânea agora também é uma estratégia de promoção, ou seja, como sempre o Marketing se apropriando de elementos da cultura para servir de estratégia mercadológica, assim como foi com a ilustração, pintura, poesia, entre outras, GENIAL!

Alguns exemplos mostram como o flash mob pode ser uma grande sacada de marketing, como o utilizado pela Brastemp. A empresa transmitiu simultaneamente em 11 rádios de São Paulo uma mensagem convidando os ouvintes que estavam no trânsito a sorrirem para o motorista ao lado. A empresa conseguiu um ótimo buzz, tendo até algumas matérias sobre a ação em revistas do país.

Outro bom exemplo é a ação da Nivea, onde uma consumidora ia ao estande e provava um creme da marca, e de repente vários homens apareciam dançando tirando a roupa e etc. A ação bem-humorada conseguiu muito buzz.

Abaixo os vídeos mostrando as respectivas ações:

Como usar o flash mob como estratégia de marketing

O flash mob pode ser usado em diversos casos, mas causa maior impacto quando usado para divulgar o lançamento da uma marca, produto ou serviço. Assim como qualquer outra forma de publicidade/marketing as ações que utilizem os flash mobs têm que ser bem planejadas, pois deve-se levar em consideração as características da ação. Geralmente as pessoas não gostam de ações “forçadas”, onde o intuito de venda seja muito evidente. Outro erro em termos de flash mobs promocionais é a execução, mesmo os flash mobs em fins comerciais são muito ensaiados e bem executados. É muito importante que a ação seja gravada e fotografada, pois se o resultado da ação for eficaz, este material pode servir como conteúdo editorial e ser exposto em blogs, sites e revistas.

Como benefícios à empresa que faz uso dos flash mobs podemos destacar o feedback positivo nos meios de comunicação e das pessoas atingidas pela ação, a baixa resistência à mensagem e a interação do público.

Gostou do post e quer ver mais conteúdo de qualidade? Então curta a minha página no Facebook e o meu twitter.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: