Produções audiovisuais para WEB, reconhecimento e qualidade.

youtube

O Youtube nasceu em 2005 com o objetivo de compartilhar vídeos feitos pelos próprios usuários do site. No começo os vídeos compartilhados no site eram apenas produções caseiras, porém, hoje vemos trabalhos de ótima qualidade, com profissionais egressos da TV ou do cinema, ou simplesmente pessoas que estão se profissionalizando em produções para a WEB.  Em consequência disto vemos ótimas produções exclusivas tanto para Youtube, quanto para outros sites do gênero, como o Vimeo.

Aliando técnicas apuradas e a liberdade oferecida pela Internet, essas produções vêm ganhando cada vez mais audiência. Um bom exemplo deste momento da produção audiovisual focada na WEB é o canal Porta dos Fundos, que tem mais de 100 milhões de visualizações e quase 1 milhão de inscritos. Outros canais e produções voltadas para a WEB também possuem reconhecimento e muitas visualizações, como o programa Marcelinho Lendo Contos Eróticos do canal Alta Cúpula Vídeos, o canal Anões em Chamas, canal Galo Frito, canal 5 Alguma Coisa, canal Parafernalha, entre outros.

A popularidade desses canais, mostra o crescimento e a consolidação da WEB como mídia de entretenimento no país, que se torna gradativamente mais popular, inclusive atraindo investimentos publicitários. Muitos canais são parceiros comerciais do Youtube e ganham dinheiro por número acessos ou também criam vídeos publicitários em parceria com marcas anunciantes, como foi o caso do Spoleto e Porta dos Fundos. Mas, mesmo com o sucesso da Internet, os anunciantes ainda são conservadores em relação à mídia. Hoje a Internet representa 5, 14% do total de investimentos em publicidade no Brasil, segundo o projeto Intermeios, mas mesmo com esse índice pequeno em relação à outras mídias, a Internet é o meio que mais cresceu em investimentos publicitários nos últimos anos, com crescimento de 19, 63% em 2011. A tendência é que mais anunciantes apostem na ferramenta com a sua consolidação.

Muita gente vem percebendo o potencial do mercado audiovisual voltado para WEB, hoje existem até bolsas de incentivos, editais e festivais onde o foco são os vídeos para a Internet. Além das produtoras da WEB, as produtoras de outras mídias estão investindo na rede. Dois casos emblemático que mostram isso são as séries Mortal Kombat Legacy e The Walking Dead Websodes, ou seja, cada vez mais a rede ganha status de TV.

Com o passar do tempo, o aumento mobilidade e do acesso à Internet pelas classes sociais mais baixas, a tendência é que a WEB se consolide ainda mais como provedora de conteúdo audiovisual de qualidade e que mais pessoas se envolvam neste tipo de produção. Será que em breve as pessoas vão ver mais vídeos no Youtube e Vimeo que programas de TV? Eu não sei, mas pelo que tudo indica, será um embate interessante.

Post sugerido: As Superproduções dos Fan Films.

Gostou do post e quer ver mais conteúdo de qualidade? Então curta a minha página no Facebook e o meu twitter.

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Comunicação, Criatividade, Empreendedorismo, Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: