Publicidade ou propaganda?

Você sabe diferenciar o que é publicidade e o que é propaganda? Se não sabe, agora é a hora de aprender.

Apesar de parecerem sinônimos, os dois termos possuem diferenças, porém este tipo de confusão é muito comum, até profissionais da área muitas vezes não sabem distinguir os conceitos. Isso deve-se à um problema nas primeiras traduções dos termos em inglês para o português. Quando os primeiros tradutores começaram a traduzir o termo “Advertising” , o entenderam como propaganda, então as traduções de livros e artigos que falavam de “Advertising” eram traduzidos como conceitos de propaganda. Porém, o termo propaganda vem do seu homônimo em Latim, que significa propagar, semear, e neste caso semear ideias de cunho ideológico.

O termo publicidade também é por muitas vezes confundido com esforços de relações públicas em gerar mídia espontânea, porém a publicidade está ligada mais ao termo inglês “advertising”, ou seja, ao ato de promover, utilizando espaços publicitários nos meios de comunicação e ações promocionais.

Então, em suma, podemos dizer que a propaganda tem carater político, ideológico ou cívico, enquanto a publicidade tem carater comercial. Exemplos: Uma campanha de vacinação do governo é propaganda, e um anúncio que visa vender ou divulgar um produto, serviço ou marca é publicidade.

Abaixo alguns exemplos de publicidade e de propaganda:

Propaganda

A propaganda sempre muito utilizada para fins militares

A propaganda sempre muito utilizada para fins militares

Publicidade

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Pois é, esta foi a definição mais plausível que encontrei, mas não quer dizer que seja a absoluta, pois em comunicação tudo é mutável.

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Referências: RG9.org e Conceito Ideal.

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Publicado em Comunicação
3 comentários em “Publicidade ou propaganda?
  1. Caramba, as origens estão certas, mas a definição realmente não é essa, mano. Propaganda é paga, vc controla exatamente o que está sendo dito sobre sua marca. Publicidade é espontânea, pode ser positiva ou negativa, vc não controla. Médicos e advogados são proibidos de fazer propaganda. Se caracterizada, dá processo. Contudo, nada impede que eles “sofram” publicidade (positiva ou negativa) e através de lobby ou suborno mesmo, apareçam “espontaneamente” em veículos de comunicação.

    • willyrenan disse:

      Olá Saulo!
      Pois é, eu vi a sua definição, que é muito parecida com algumas que eu pesquisei, mas dentro da minha pesquisa a mais coerente é a definição descrita no post.
      Mas é como eu disse: não quer dizer que seja a absoluta, pois em comunicação tudo é mutável.
      Obrigado pela participação e pela contribuição, e volte sempre!

  2. […] ← Publicidade ou propaganda? mar 4 2013 […]

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