Publicidade e propaganda popular.

A publicidade popular tem como conceito ser uma forma não-acadêmica de publicidade, o mesmo conceito vale para a propaganda (para saber a diferença entre publicidade e propaganda clique aqui). De modo mais simples podemos dizer que a publicidade popular é feita pelo povo. A publicidade e a propaganda popular muitas vezes utilizam de elementos comuns em qualquer parte do mundo, porém neste tipo de propagação é comum serem utilizados elementos culturais de uma determinada região.

Como toda criação, a publicidade e a propaganda popular devem ser criativas, mas ao contrário da prática profissional, este tipo de criação nem sempre usa o bom senso, revelando assim, elementos pitorescos para driblar as suas necessidades. É comum usar remendos e adaptações neste tipo de comunicação com o objetivo de aumentar a vida útil do anúncio, pois a reutilização também faz parte deste tipo de comunicação.

Popular, sim! Ruim, não!

Por ser uma forma não acadêmica de comunicação, existe certo preconceito à propaganda e a publicidade popular, vista muitas vezes como marginal (que fica a margem). Porém, este tipo de prática exerce importante função dentro de sua esfera de atuação, pois é a maneira que os pequenos e populares possuem para comunicar algo à alguém. Apesar do amadorismo e da falta de recursos, imagine se não houvesse essa maneira de comunicar? O que seria dos pequenos comerciantes e alguns profissionais autônomos? Por tanto, mesmo de maneira improvisada a propaganda popular é eficiente, pois cumpre o seu propósito de levar informação aqueles que habitam no entorno do anunciante. Analisando dessa forma, vemos que este tipo de expressão possui função respeitável no que se propões a fazer.

Mesmo sendo uma expressão não-acadêmica e por muitas vezes improvisada, podemos observer alguns anúncios que merecem destaque, pois são muito criativos e foram bem elaborados, alguns até se tornam parte da cultura popular. Abaixo alguns destes anúncios.

Aqui vemos a forte presença do regionalismo.

Aqui vemos a forte presença do regionalismo.

Aqui vemos o uso de um personagem famoso.

Aqui vemos o uso de um personagem famoso.

Aqui vemos um belo exemplo do uso de ilustrações

Aqui vemos um belo exemplo do uso de ilustrações

A tradicional placa de açai no Pará

A tradicional placa de açai no Pará

Gostou do post e quer ver mais conteúdo de qualidade? Então curta a minha página no Facebook e o meu twitter.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: