Entendendo mais sobre fontes.

Tabela Periódica Tipográfica

Tabela Periódica Tipográfica

Fontes (ou tipos), são padrões, variações ou coleções de caracteres tipográficos, ou seja, é o design das letras que usamos. Todo mundo hoje tem acesso à uma quantidade enorme de fontes, das mais simples às mais complexas e estilosas, pois todo computador hoje possuí uma grande variedade disponibilizada para o usuário, e as fontes que não temos podem ser baixadas sem muitos problemas na Internet (falaremos disso mais abaixo).

O uso correto das fontes é muitíssimo importante, pois cada fonte tem as suas particularidades e cada uma passa uma ideia diferente. É por isso que existe a tipografia (um dos pilares do design),que consiste na arte e no processo de criação de fontes e na adequação das mesmas em um texto. Assim como as cores, diagramação e imagens, a utilização das fontes em um projeto gráfico ou digital, faz parte de um processo que deve ser meticuloso, pois dependendo das particularidades do projeto, uma fonte pode ser mais adequada que outra. Dentre os pontos mais importantes em um projeto que utilize fontes tipográficas podemos destacar a legibilidade, o apelo visual, o contexto do projeto e o seu objetivo. Para se ter uma noção basta clicar no link e ver este diagrama.

Algumas fontes são tão memoráveis que ganham destaque na história do design (para o bem e para o mal). Veja algumas delas:

Helvetica X Arial

Diferenças básicas entre Arial e Helvetica

Diferenças básicas entre Arial e Helvetica

Essa é uma discussão antiga, uma que mostra dois aspectos bem marcantes no que diz respeito à tipografia: O amor à Helvetica e o preconceito contra a Arial.

É inegável que a Helvetica tem muito mais prestígio que a Arial, pois assim como a música, pintura e etc, as fontes são expressões de uma era representada em formas, e a Helvetica reflete muito bem isso. A fonte foi criada 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann, e foi concebida para competir com a fonte Akzidens Grotesk. Os designers que criaram a Helvetica se inspiraram nos mandamentos da Bauhaus (escola de design alemã), onde se primava pela funcionalidade, produção em massa e simplicidade. Por isso a fonte tem como características a fácil legibilidade, falta de significados culturais (fácil de se adaptar para outras regiões) e flexível (podendo ser utilizada em vários suportes). A Helvetica é uma das fontes mais usadas por designers do mundo, estando presente em logotipos como os da 3M, BBC News, Microsoft, Panasonic e várias outras empresas.

A Arial por sua vez é acusada de ser meramente uma cópia piorada da Helvetica, pois a fonte foi encomendada pela IBM que queria se livrar dos altos custos de licenciamento da Helvetica, que era usada na impressora IBM 4250. Posteriormente a Microsoft fez uso da fonte, pois precisava de uma fonte metricamente semelhante a Helvetica que era usado nos Macs, pra que houvesse compatibilidade quando um documento fosse migrado dos Macs para os PCs. Mesmo se tratando de uma fonte feita por encomenda e muitíssimo semelhante à Helvetica, a Arial não é um trabalho medíocre.

Como podemos ver no quesito história a Helvetica ganha fácil (tendo até um filme), mas vamos ver na questão prática: A Helvetica é uma das expressões máximas da funcionalidade e do modernismo, é inegável a beleza da fonte, mas a Arial também tem suas vantagens: A fonte Arial se comporta melhor em textos pequenos, principalmente nos tamanhos de 8 e 10pts. Outra vantagem da Arial é a o mapa de caracteres, que é maior que o da Helvetica.

Arial e Helvetica em textos pequenos.

Arial e Helvetica em textos pequenos.

As duas fontes possuem o seu valor, e não, a Arial não é uma cópia da Helvetica. A Helvetica serviu de referência para a Arial, assim como a Akzidenz Grotesk serviu de referência para a Helvetica.

Comic Sans, a mais odiada das fontes

Pobre Comic Sans

Pobre Comic Sans

A Comic Sans foi elaborada pelo designer Vicent Connare, que tinha como objetivo criar uma fonte que imitasse as letras de HQs e que fosse usada em situações informais e softwares desenvolvidos para crianças. O designer teve a ideia de criar a fonte, depois que viu balões de fala com a fonte Times New Roman em um software da Microsoft direcionado para crianças, desde então a fonte ganhou enorme popularidade.

Como podemos ver a fonte foi criada para situações informais, porém, desde seu nascimento a Comic Sans tem sido usada genericamente, aparecendo até em documentos, anúncios, logotipos e acredite, até em lápides, ou seja, criando uma vulgarização do uso da mesma. Tal atitude fez com que muitos designers, publicitários e profissionais de áreas afins criassem uma certa rejeição à fonte, deixando de empregá-la até em situações cabíveis. Existem até campanhas, sites e blogs com o objetivo de banir o uso do tipo.

O que todo design deveria saber é que muitas vezes signos que são criados para determinados fins se transformam e se adaptam à outros, principalmente quando apropriados pelos leigos. Isso não é uma defesa do uso generalizado da fonte, porém assim como qualquer outra, a Comic Sans tem a sua aplicabilidade. É uma fonte INFORMAL e com esse objetivo deve ser usada.

Com o objetivo de defender a Comic Sans, foi desenvolvido este pequeno documentário: Comic Sans.

Sites de Fontes

Como dito anteriormente, hoje os computadores já possuem uma quantidade significativa de fontes instaladas, porém quem trabalha com design, publicidade, web e editoração sempre precisa de fontes de variados tipos. Existem vários sites que disponibilizam gratuitamente o download de fontes, com exceção das pagas, no entanto, existem tantas fontes disponíveis que muitas são identicas às fontes pagas. Abaixo uma lista de sites para download de fontes:

1 – Dafont

2 – DeviantArt

3 – Font Space

4 – Font Squirrel

5 – SMeltery

6 – Font River

Criando Fontes Online

Além da opção de baixar fontes, o usuário pode optar por criar as suas próprias. Na Internet existem alguns serviços que permite que façamos nossas próprias fontes ou modificarmos fontes existentes. Abaixo uma lista destes sites:

1 – FontStruct

Com o FontStruct você cria as suas fontes de maneira rápida e intuitiva. Não precisa baixar software, sendo usado direto no navegador. Para utilizar  serviço é preciso somente criar uma conta e fazer login. Depois de criar a fonte você pode baixá-la como arquivo em TrueType (.ttf), instalar e usar em Windows ou Mac. O site também conta com uma galeria de fontes criadas por outros usuários.

2 – FontForg

O programa é grátis, mas deve ser baixado. Pode ser usado em Windows, Mac e Linux. Com o FontFrog você pode criar fontes ou modificar fontes que já existem. Ele suporta vários tipos de arquivos de fontes como TrueType (.ttf), PostScript (.ps), OpenType (.otf), entre outros.

3 – BitFontMaker

O BitFontMaker é online e muito simples. É um editor de fontes baseado em bitmaps, ou seja, nele se desenha a fonte ponto por ponto. Quando o usuário termina de editar a sua fonte, ele pode fazer o download e salvar a sua fonte como um arquivo TrueType.

4 – Tipe Light

Disponível somente para o Windows o Tipe Light é grátis e com ele se pode modificar fontes e criar apartir de um desenho.Este programa suporta fontes do tipo TrueType, OpenType e PostScript, com a possibilidade de converter os tipos arquivos de fontes de um para outro.

5 -MyFontTool

É um programa gratuito, mas funciona apenas em computadores Windows, mas as fontes geradas por ele poder ser usadas em qualquer sistema operacional compatível com True Types Fonts. Usar o My Font Tool é simples, principalmente para quem possui um tablet ou notebook com tela sensível ao toque. Basta instalar o programa, escrever cada letra e símbolo no lugar solicitado e clicar no botão Save Font to File ou Install Font On This Computer.

Para saber mais

Falar de fontes tipográficas é assunto para muito pano de manga, então se você quer saber mais sobre a arte do design das letras vou compartilhar abaixo links para blogs e para downloads que abordem o tema.

1  – Caderno de Tipografia Nº 1, Nº 2, Nº 3Nº4Nº5Nº6Nº7Nº8Nº9Nº10, Nº11Nº12, Nº13.

2 – Let’s Blogar 2.0

3 – Tipos de Fontes

Gostou do post e quer ver mais conteúdo de qualidade? Então curta a minha página no Facebook e o meu twitter.

Referências: Blog Atual Card, Arcevo Publicitário, Guanabara.Info, Let’s Blogar 2.0, Design Blog, Tipos do Brasil, Wikipédia e Blog Estadão.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Comunicação, Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: