Stand Up, popularização e degradação.

palco-stand-up-comedy

Neste post vamos falar um pouco sobre Stand Up Comedy, um estilo de comédia que nasceu nos Estados Unidos e tem como característica a apresentação de um humorista que se apresenta geralmente em pé (por isso Stand Up) e que aborda assuntos do cotidiano nas piadas, tais piadas devem resultado de um texto original geralmente escrito pelo próprio comediante. O gênero nasceu como forma de entrenter a platéia durante os intervalos dos shows de humor e outros eventos. Porém, não demoraria muito para que este tipo de comédia se tornasse popular.

De uns tempos para cá, o Stand Up vem se popularizando no Brasil. O que começou com a iniciativa dos clubes, tais como o Comédia em Pé e ImproRiso, ganhou a televisão e desde então já é rotineiro vermos em algum programa um comediante Stand Up, por exemplo o CQC, humorístico da Band, tem em seu quadro vários humoristas stand up.

A arte se tornou tão popular que tem sido recorrente a publicidade usá-la como forma de atrir a atenção do público, onde várias vezes um comediante stand up aparece como garoto propaganda de uma marca ou seus shows são patrocinados por grandes empresas. Um exemplo interessante desse panorama é o comediante Marco Luque que é garoto propaganda da Claro.

Até aí tudo bem, a popularização é algo muito positivo, porém de uns tempos para cá todo mundo quer ser comediante stand up, e infelizmente com isso vemos pessoas sem o mínimo talento se apresentando por aí. Até em programas de TV vemos alguns ditos comediantes que tem tanto talento quanto um boneco de posto. E tem blogueiro, ator mediano, sub celebridade, enfim todo mundo quer entrar na onda do Stand Up, quer pagar de engraçado, ganhar dinheiro e ficar famoso. Felizmente acho que a balança ainda está positiva, mas torço para que a arte não seja vulgarizada e que ainda possamos aproveitar muito e dar muitas risadas.

Abaixo uma coletânea dos humoristas que passaram no quadro Humor na Caneca do Programa do Jô. Como vocês mesmos podem ver nem todos são tão talentosos assim:

Gostou do post e quer ver mais conteúdo de qualidade? Então curta a minha página no Facebook e o meu twitter.

Marcado com: , , ,
Publicado em comportamento, Mundo
3 comentários em “Stand Up, popularização e degradação.
  1. Germana disse:

    A maIoria dos que faz stand up atualmente é muiiiiiiiiiiiito ruim. Mas se acham, coitados.

  2. Otávio disse:

    Nossa, ainda nem passei do primeiro magrao e ele já é muito ruim, nem sei se quero ver o resto!!!!!!!!!

  3. Gabi Casemiro disse:

    Olha, ja vi muito stand up ruim em congressos, tv e ao vivo….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: