O doce fim de uma era

MTV Brasil Estes dias consegui chegar mais cedo do trabalho e depois de zapear por algum tempo nos canais da tv, parei na Mtv. Estava pasado o Minha Mtv com o ex-vj Leo Madeira , onde o mesmo mostrava os seus momentos mais marcantes como apresentador da emissora. Por algum momento fiquei observando com um olhar nostálgico aquele canal que um dia foi o meu centro de informação e entretenimento.

Nos 25 anos que esteve no ar, o canal controlado pelo Grupo Abril, foi o reduto da juventude urbana brasileira. Moderno, despreocupado, de linguagem jovem o canal falava com o seu público de maneira ímpar. Temas importantes eram abordados de forma séria, mas sem a mesmice das outras emissoras. E o principal, música, muita música.

primeira turma de VJs

primeira turma de VJs

Com o nome sugestivo de Music Television o canal nos ofertou boa dose de música, música boa, música ruim, música pop, música cult, enfim, se era música tava na MTV. Quantos artistas e bandas foram descobertos ou ganharam novas proporções com a ajuda da emissora? Realmente não dá para mensurar, pois muitos foram esses achados. Só para citar alguns nomes temos Pitty, Cachorro Grande, O Rappa, Raimundos, Nação Zumbi entre outros. A emissora também por várias vezes ressuscitou grandes nomes que andavam esquecidos do cenário musical nacional  com os seus, sempre muito bem produzidos, Acústicos MTV.

E não era apenas música pop que tinha vez no canal. Vários gêneros apareciam na grade da emissora, como Heavy Metal, Rap, entre outros. Programas como Banda Nova apresentavam ao público novas bandas, outro (que não lembro o nome agora) que percorria o país mostrando a música dos outros estados. A MTV não só mostrava música, como também nos dava aula de música. Quem não lembra do reverendo Massari e do Clássicos MTV, do Top 10 com Marina Person e Leo Madeira, do MTV + entre outros.

Outro aspecto marcante da emissora, era o seu “pessoal”. Pessoas que em outras emissoras nem passariam da porta, na MTV ganharam voz e destaque. O lugar dos estranhos, malucos, desajustado e geniais. Onde um Rafael Losso seria apresentador? Só na MTV. Quem daria um programa para o desbocado João Gordo? MTV. Com toda essa liberdade criativa não era de se esperar que muita gente boa aparecesse por lá. Creio que foi o canal de TV que mais revelou nomes interessantes. Um prova disso é que em quase todas as emissoras grandes do país tem um ex-vj. Nesse aspecto a MTV era imbatível. MTVNews Apesar de ter sido tão representativa, a MTV não soube se adaptar ao novo consumo de mídia dos dias atuais. Sua grade já não era inovadora, e qualquer coisa que a emissora fazia, podia ser visto na Internet, reduto para onde o seu público migrou, e que a emissora tanto ajudou a consolidar no país.

Até o fim a MTV Brasil foi despojada, satirizando o seu próprio fim. Agora a emissora passou para as mãos da VIACOM (grupo norte americano dono dos direitos do canal). Ainda não tive a oportunidade de ver o novo canal, mas espero que não se torne em um canal predominantemente repleto de transmissões gringas, e ainda sobre bastante espaço para produções nacionais.

Em muitos aspectos a MTV Brasil influenciou positivamente a juventude brasileira, seja pelo seu formato despojado, seja pela sua audácia, ou simplesmente mostrando música, mas é fato que a MTV Brasil vai deixar um buraco. Porém o jeito debochado, despretensioso e arrojado da emissora continua influenciando-nos, seja naquele canal divertido no Youtube, seja em algum programa de uma emissora na TV a cabo ou na própria TV aberta. A MTV Brasil acabou como a conhecíamos, mas está marcada na história da TV brasileira para sempre. Abaixo o último programa exibido pela saudosa MTV Brasil.

A MTV Brasil acabou, mas deixa um legado para quem pensa em TV, conteúdo para jovens entre outras coisas. A MTV Brasil mostra que não precisa de muita grana para fazer coisas fantásticas. Ainda bem que tem muita coisa no Youtube pra gente rever.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Geral, Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: