Criando a sua revista

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As revistas são um tipo de mídia secular, mas que não perderam a sua relevância. Pelo contrário, continuam sendo uma das formas mais utilizadas de propagação de informação, conhecimento, ideologias, religião, divulgação de marcas e etc. Com a revolução digital as revistas ganharam novos atributos e ainda mais alcance. Hoje pode se comprar uma revista estadunidense no Google Play Banca, ou ter acesso a milhares de títulos (muitas vezes gratuitamente) na Internet, ou até mesmo distribuir a sua revista em plataformas digitais. Esse post mostra alguns passos para criar a sua própria revista e ganhar dinheiro com isso.

1 – Planejamento

Sem um bom planejamento dificilmente a sua revista irá ter sucesso. Está etapa é responsável por avaliar as variáveis que podem resultar em sucesso ou fracasso na sua empreitada. Dentre as variáveis analisadas destaquei as seguintes:

Público-Alvo

Definir o público-alvo é o primeiro e mais importante passo na hora de criar algum conteúdo editorial, pois vai ser para ele que a revista vai ser entregue e esse passo que irá nortear todos os outros aspectos da revista.

Um ponto interessante é verificar se há carência deste tipo de meio em determinado público. Por exemplo: Será que é interessante criar uma revista para o meio empresarial já que existem tantas outras, e se sim, qual será o diferencial da minha revista? Será que o seguimento da 3ª Idade tem algum tipo de conteúdo impresso que produza conteúdo relevante e que ele anseia a consumir?

Conteúdo

Depois de definir o público-alvo agora é importante definir o conteúdo que seja relevante para este público e que ele se interesse a consumir. O conteúdo que irá reter os interessados e é importante que este mostre a necessidade contínua de consumi-lo. Os temas abordados devem ter profundo apelo com o seu público, para que este sempre procure a sua revista. Por exemplo: Mostrar formas de atividades que podem ser feitas depois da aposentadoria faz todo o sentido para o grupo da 3ª idade.

Formato

O formato é um aspecto muito importante, mas que muitas vezes se olha em segundo plano. O formato tem que está intimamente ligado ao tipo de conteúdo da revista. Por exemplo: É inviável uma edição de bolso para revista que abordem temas complexos, com conteúdo muito extenso ou que necessitem mostrar imagens grandes, como revistas para fotógrafos.

O formato também influencia a distribuição e o material que ela será confeccionada. Usando novamente o exemplo da edição de bolso, é mais fácil distribuir esse formato na rua ao comparar com outros formatos.

Distribuição

Como a sua revista vai chegar ao seu público? Será através de bancas, correio ou Internet?Qual o tamanho da praça? Será distribuída em outras regiões, quais? Essas perguntas são importantes, pois o tipo de distribuição tem que está alinhado com os outros aspectos do planejamento.

Preço

Para operar uma revista precisa de dinheiro (algumas vezes não), por isso é importante verificar como vai ocorrer a venda da revista (pontos de venda), qual será o preço (de assinatura, venda no PDV e de espaços publicitários) e etc. É importante frisar que existem revistas gratuitas que se sustentam através de anúncios publicitários e/ou patrocínios.

Divulgação

Como o seu público tomará conhecimento da sua revista, através de qual mídia, qual será o apelo da mensagem? É importante pensar nas ações de divulgação, pois é através delas que o seu público conhecerá a sua revista.

Periodicidade

Verifique a sua condição e/ou a condição da sua equipe de criar uma revista. Verifique o perfil do leitor e da praça de distribuição e com base nisso planeje a periodicidade da publicação, se ela será mensal, semanal, semestral e etc.

2 – Criação

Nome da revista

O nome deve ser interessante e chamativo, pois ele sintetiza a ideia da revista, o seu público e o seu conteúdo.

Seções & Colunas

Defina as áreas da revistas e as colunas de acordo com a temática e o conteúdo. Se for de viagem, você pode dividir por gastronomia, natureza, negócios e etc, por exemplo.

Capa

A capa é a cara da revista, é o seu anúncio, por tanto deve refletir o que se espera da revista. É importante ter uma imagem ou ilustração impactante e informações sobre o que encontrar na revista.

Design

Design é função, então o design da revista tem que acompanhar o seu conteúdo. Neste aspecto se incluem diagramação, cores, imagens, estilo de fontes, legibilidade e etc. Um dica importante é manter um design limpo para facilitar a leitura e usar muita imagem como suporte do conteúdo. Infográficos ajudam na hora de explicar temas complexos.

Equipe

Até dá para escrever uma revista sozinho, mas isso atrapalhará na periodicidade da mesma, pois escrever, diagramas, negociar com anunciantes, fotografar ou ilustrar, gerenciar vendas, distribuição e impressão demandam muito tempo e energia, por isso é importante ter um time alinhado com o projeto para dividir as responsabilidades. Caso você não tenha dinheiro para contratar, você pode criar um coletivo e cada um ser meio sócio do projeto.

Primeira Edição

A primeira edição irá apresentar a sua revista. Por isso capriche, pois como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica” e impressão tem tudo haver com revista. No editorial apresente o objetivo da revista, planeje bem a matéria de capa e etc.

Próximas Edições & Prazos

A medida que uma edição for saindo a próxima já deve estar planejada. Claro que alguns assuntos surgem de repente, mas ter planejado o que fazer na próxima edição te ajuda a conduzir a equipe e não perder os prazos. Falando em prazos é sempre importante montar um cronograma bem definido.

Alguns artigos ou matérias podem não entrar em uma edição, seja por causa de tempo, tamanho ou etc, mas futuramente esse conteúdo pode ser reaproveitado.

3 – Lançamento & Pós Lançamento

Lançamento

Com tudo pronto é hora de lançar a revista. É importante que o lançamento causa impacto, seja na promoção ou seja na reação ao conteúdo. Uma boa maneira de lançar a revista é através de um evento com a presença de formadores de opinião. Se for uma revista online, você pode encaminhar releases para blogs especializados.

Interatividade

É importante interagir com o seu público e pra isso é necessário ter canais onde essa interação pode ocorrer. Além de e-mails e telefones, é importante ter presença digital, seja a revista impressa ou online. Redes sociais e um site serão fundamentais para aproximar o projeto do público e de possíveis anunciantes.

Feedbacks

Preste atenção na opinião do público, o que ele tem a dizer e o que ele acha da revista, pois esse será o seu norteador nas próximas tomadas de decisão.

Ajustes

Fique sempre atento, hora ou outra as mudanças terão que ocorrer, seja no design, no conteúdo, em novas formas de interação e etc. Está atento torna a revista mais resistente ao fracasso e a perda de interesse do leitor. Observe as grandes revistas como Superinteressante, Galileu e etc. Elas estão sempre mudando o seu layout, colunas, entre outros aspectos, para sempre estarem atualizadas e serem relevantes para o seu público.

No vídeo abaixo você vê como é o processo de elaboração e desenvolvimento de uma edição de revista.

Trata-se de um segmento interessante e que em muitos aspectos possui demandas reprimidas. Encontrar essa demanda pode ser a chave para o sucesso.

Referências: Wiki How e Novo Negócio

Dica: Conheça 4 sites para criar sua própria revista online

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