Bateria de Notebook, o que fazer quando não duram muito

503982737301607
Creio que este é um problema que todos que possuam um notebook já passaram: A queda de rendimento da bateria. Em questão de meses, a bateria não dura tanto tempo quanto no momento da compra. E muitos podem pensar que trata-se de mal uso do equipamento, quando na verdade é a degradação da vida útil do aparelho, o que atinge quase a totalidade dos aparelhos eletrônicos disponíveis no mercado, é o que chamam de defasagem programada.
Porém, antes de comprar uma bateria nova, ou até um notebook novo, é melhor identificar a real situação da bateria do aparelho e detectar possíveis problemas, para ver se há a necessidade de troca de peça, ou se alguns métodos são suficientes para prolongar a vida útil da bateria.
Primeiro é necessário confirmar o problema. Para detectar se há um problema na bateria do seu notebook utilize-o com frequência e observe a disparidade da duração da bateria do momento em que você comprou ao momento atual. É interessante você ficar ligado no mostrador da bateria e verificar se o tempo que é mostrado condiz com o tempo de duração da bateira.
Após fazer a análise, compare. Caso a diferença do tempo esteja entre 50% ou menos entre a diferença do tempo real para o tempo do mostrador, o problema possivelmente pode ser resolvido ou minimizado com uma recalibragem do equipamento. Mas caso o tempo da bateria esteja 75% menor ou mais, é melhor comprar uma nova bateria. Esse caso é comum especialmente em produtos mais antigos, cuja vida útil já está chegando ao final.
Como recalibrar a bateria?
Para garantir que seu notebook possa ser usado durante mais tempo sem que uma recarga seja necessária, pode ser uma boa ideia recalibrar a bateria do dispositivo. Para isso, conecte o computador em uma tomada e desative qualquer opção do sistema que faça com que ele suspenda suas atividades depois de certo tempo de inatividade.
Quando o indicador de carga mostrar que ela está 100% cheia, desconecte a máquina de qualquer fonte de energia e a deixe parada até que o dispositivo desligue sozinho. Em seguida, recarregue-o novamente e aplique novamente as configurações de sistema que você modificou anteriormente.
Na maioria das vezes, esse processo simples ajuda o medidor de bateria do dispositivo a indicar de maneira mais precisa o tempo que ele pode ser usado sem que uma recarga seja necessária. Fabricantes como a Apple sugerem que o procedimento deve ser feito toda vez que um novo produto é adquirido e que é bom repeti-lo em intervalos regulares de poucos meses.
Como maximizar o tempo de vida da bateria?
Mesmo após realizar os testes e comprovar que ainda não é hora de substituir sua bateria, ela pode continuar apresentando um desempenho abaixo do esperado. Na maioria dos casos, isso se deve ao uso de configurações que não são exatamente benéficas para quem gosta de usar o notebook sem ter que conectá-lo frequentemente a uma tomada.
Entre os aspectos que determinam o tempo de uso de seu dispositivo está o plano de energia adotado por ele. Caso você tenha marcado a opção “equilibrado”, pode ser uma boa ideia trocá-la pelo modo “economia de energia”, que reduz o desempenho do computador em certas áreas para prolongar o tempo de duração de sua carga.
Além disso, pequenos ajustes na intensidade do brilho de sua tela também podem fazer maravilhas para o tempo de duração de sua bateria. E, claro, evitar tarefas pesadas como jogar games com requisitos exigentes ou reproduzir vídeos também contribui para que você possa ficar mais tempo longe de uma fonte de energia.
Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: