Insight#1 – Vilas Empreendedoras

casa-container 02

Uma das prováveis aparências da Vila Empreendedora

Começo hoje uma série de posts que tem como objetivo expôr algumas ideias minhas para problemas atuais.

Problemática 1 – Áreas Urbanas Degradadas

94489

Lixões e terrenos baldios são realidade nas nossas cidades

Praticamente todas as capitais e cidades grandes brasileiras possuem áreas urbanas degradas, sejam na forma de edifícios abandonados, matagais, terrenos baldios, lixões e etc. Tais áreas geralmente oferecem riscos para a população, tais como focos de proliferação de insetos e ratos, abrigos para moradores de rua e viciados em entorpecentes, além de pontos para traficantes e rotas de fugas para assaltantes, entre outros problemas.

Existem alguns projetos bem sucedidos para a recuperação de áreas como essas, como em Suzano, onde a ONG Cidades Sem Fome transformou um terreno baldio em horta para a comunidade, ou em São Paulo onde moradores transformaram um terreno que servia de lixão em um parque para cães.

Tais projetos tem se mostrado uma solução viável e com ótimos resultados para esse problema que está presente em várias cidades brasileiras.

Problemática 2 – Alugueis de Espaços Comerciais Caros

aluguel-spMesmo com a grande oferta, devido a crise, os aluguéis de espaços comerciais, como salas e lojas, continuam caros, sendo este um dos entraves para quem quer começar um empreendimento. Com isso, muitos jovens empreendedores optam por começar os seus empreendimentos em casa ou em espaços pouco adequados, que não proporcionam as vantagens de um espaço corporativo.

Uma ótima saída para esse problema são os escritórios compartilhados, os chamados coworking. O funcionamento dos escritórios compartilhados é simples. Os usuários pagam um plano, e com isso eles podem usufruir de toda a estrutura do espaço, que inclui Internet, salas de reunião, copa, serviços de impressão e etc.

Vilas Empreendedoras – “Dois coelhos com a mesma cajadada”

A proposta das Vilas Empreendedoras é recuperar e valorizar áreas urbanas degradas através da transformação desses espaços para a prática do empreendedorismo e oferecer para o empreendedor o espaço adequado por um valor acessível.

Uma das principais questões seria quem seria o responsável pela recuperação de tais espaços. Pensei em uma cooperação entre Poder Público e Iniciativa Privada, pois o negócio traria benefícios para ambos. Uma empresa, através de contrato de concessão ou serviço prestado, administraria e seria responsável por manutenções no local. Caberia ao Poder Público a revitalização inicial do espaço e fazer auditorias para verificar que tudo estivesse andando de forma adequada.

Outro ponto que eu pensei seria no arranjo do espaço. Poderia ser em forma de escritório compartilhado ou em forma de pequenas “salas” comerciais. Uma das ideias que eu tive para não encarecer o custo das obras, seria a utilização de containers. Pode parecer loucura, mas se forem bem projetados os containers, podem ser viáveis em termos de espaço, inclusive já há utilização deles para esse fim.

Além do espaço das “salas”, as Vilas Empreendedoras iriam ofertar um espaço para reuniões, para descanso, Internet e etc. Dependendo do tamanho do local compartilhamento de bicicletas, uma praça de alimentação, local para práticas esportivas, mas principalmente um auditório e um espaço para interações sociais.

É importante ressaltar que espaços compartilhados com pessoas empreendedoras geram maiores possibilidade de negócios inovadores, como o Vale do Silício. As Vilas além de proporcionarem essa proximidade, também manteriam o espírito das empresas de garagem, porém como estrutura e sofisticação. (Abaixo mais ou menos como seria o projeto)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trata-se apenas de uma ideia embrionárias, mas vejo grande aplicabilidade do conceito. E você o que acha? Comente, deixe a sua opinião.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Conto com você para construí-lo juntos!

 

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Empreendedorismo, Insights

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: