Um livro e um filme #1 – Videogame

Eu tenho uma grande paixão pelos videogames, não só os jogos em si, mas também pela história fascinante dessa indústria (que é a maior do entretenimento, inclusive, maior do que a indústria da música e do cinema juntas). É muito interessante de ver a evolução dos games, como eles começaram como brinquedos e hoje são um dos aspectos mais fortes da cultura mundial, como a indústria quase acaba no começo dos anos 80 e como a Nintendo à reinventou.

Apesar do título se chamar Um livro e um filme, hoje trago dois livros e um filme.

O Livro (nº1)

downloadA Guerra dos Consoles – Blake J. Harris – Intríseca

Nos anos 80 a Nintendo dominava 90% do (já bilionário) mercado de games. Além da dominação nas vendas, a Big N, também dominava o mercado em vários aspectos, ditando de maneira severa os rumos aos desenvolvedores e distribuidores. Com um interesse faminto e disposta a arrancar boa parte do mercado, a Sega começa uma guerra contra a Nintendo.

O livro conta a história pelo ponto de vista de Tom Kalinske (logo, pelo ponto de vista da Sega), um ex-executivo da Mattel que em busca de provar para si mesmo a sua capacidade aceita presidir a instável Sega Of América.

Cheio de altos e baixos e reviravoltas, o livro é bem interessante e mostra o competitivo, predatório, mas fantástico mundo dos games. Como a Sega, com o seu poderoso Genesis, através de uma certeira campanha de marketing e outras jogadas empresariais fez frente ao domínio da Casa do Mario no mercado americano de games e como esse embate redefiniu toda a indústria.

Apesar de exagerar ao transformar o console da Sega e o seu mascote azul em uma empreitada heroica contra o domínio do Mario, o livro é uma viagem e mostra um tempo onde reputações eram construídas em bares com fliperamas ou na frente da TV.

O Livro (n°2)

NOS_BASTIDORES_DA_NINTENDO_1333334465BNos Bastidores da Nintendo – Jeff Ryan – Saraiva

Se o primeiro conta a história pelo pondo de vista da Sega, este é uma viagem à centenária história da Nintendo e como esta transformou o mercado inúmeras vezes.

O livro mostra a grandiosa história da Big N. Desde o seu começo humilde como empresa que fabricava cartas de baralho à transformação em uma mega corporação global que movimenta bilhões de dólares, e segundo a BusinessWeek, em 2009, estava entre as principais companhias, à frende de Google e Apple . Mostra também o processo de criação do seus jogos, entre eles os clássicos Donkey Kong, Super Mario Bros e Legend Of Zelda, e algumas curiosidades, como a vez que a Universal processou a Nintendo por supostamente o Donkey Kong ser um plágio de King Kong ou de como a Nintendo errou feio e foi responsável (indiretamente) pela criação do PlayStation.

Mesmo que não seja como em outros tempos, é preciso respeitar a grandiosidade e a história da companhia, pois a Big N pode nos surpreender com algum console ou jogo fantástico como ela já fez várias vezes.

Ah, e se antes o Sonic e Mario eram inimigos mortais, hoje são amigos e o ouriço azul aparece de vez em quando em jogos do encanador bigodudo.

O Filme

indiegameIndie Game, o filme

Nem só de grandes empresas e mega corporações vive o mercado de games, há também muitos desenvolvedores independentes, e alguns até amadores, que utilizam o seu tempo desenvolvendo games diversos. Como no caso dos desenvolvedores que aparecem no doc e os seus desafios para produzirem os seus jogos. Acompanhamos o desenvolvimento dos games “Braid”, “Super Meat Boy” e “Fez”e a amgustia e motivações dos seus desenvolvedores.

O documentário é interessante pois mostra outro o outro lado de um negócio de bilhões de dólares, e como esses jogos são idealizados, desenvolvidos, distribuídos e comercializados.

O filme recebeu ótimas críticas e ganhou o prêmio de melhor documentário no festival de Sundance.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Conto com você para construí-lo juntos!

Marcado com: , , , ,
Publicado em Um filme & um livro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: