As vantagens de um Generalista

tipo-profissional-

Vivemos em um mundo cada vez mais especializado e com mais especialistas, a própria formação acadêmica e profissional nos direciona para esse caminho. Porém, ser generalista é um diferencial interessante, pois hoje o mercado de trabalho valoriza muito esse tipo de profissional que se torna mais flexível e se adapta melhor a diferentes funções e ambientes.

Veja bem, o mercado de trabalho sempre precisará de especialistas, sempre haverá a necessidade de alguém que conhece a fundo um determinado assunto. Mas um generalista possui a vantagem de fazer mais conexões, justamente pelo fato de ter um conhecimento e experiência mais abrangente, e assim criar mais arranjos únicos.

Ser generalista é uma característica forte de empreendedores e pessoas revolucionárias. Veja o exemplo de Da Vince, Steve Jobs, Benjamin Franklin, Santos Dumont e etc. Pessoas que puderam criar coisas extraordinárias, justamente pelo fato de criarem conexões entre vários campos do conhecimento.

Por exemplo: Tenho um amigo que se formou em Engenharia Florestal e TI, duas áreas distintas, porém com essa expertise ele criou uma empresa de consultoria ambiental que faz análises via satélite e que usa diversos tipos de tecnologias próprias em diversos serviços. A sua empresa presta um serviço diferenciado para os seus clientes.

Claro que mesmo sendo um generalista há a necessidade de se aprofundar em alguns assuntos, mas é vantajoso manter o leque sempre aberto, ou seja, manter o equilíbrio entre saber de muitas coisas e saber muito sobre uma coisa.

Learning_how_to_learn_37_tips

Generalistas possuem mais conexões

Uma observação importante: Ser um generalista não significa não ter foco, significa apenas ter uma visão mais ampla do negócio ou do processo. Não dá para abraçar o mundo com as mãos, por isso é preciso renunciar alguns conhecimentos, mas dá para manter a pegada generalista.

A formação acadêmica pode ajudar muito nessa questão. Se você se graduou em um curso mais generalista (como Administração ou Publicidade & Marketing) você pode fazer uma pós mais específica (como Logística ou Marketing Social), e o inverso é igualmente interessante, como ter graduação em um curso específico (Recursos Humanos) e fazer pós em um curso mais generalista (Gestão Empresarial).

Hoje o mercado permite o trânsito pelas áreas de formação. Quantos administradores não são formados em jornalismo por exemplo, ou engenheiros que trabalham com publicidade, e ser um generalista que hackeia vários tipos de conhecimento e se adapta as mais diversas situações é um grande diferencial, principalmente para os empreendedores. E não necessariamente precisa-se de formação acadêmica para isso, mas muita disposição para aprender.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Conto com você para construí-lo juntos!

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em comportamento, Criatividade, Empreendedorismo, Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: