Foco foco foco e organização

Destacada_Artigo_Foco_-690x350

Com foco tudo fica mais claro

Hoje um dos nossos maiores desafios é manter o foco. Com tantas distrações fica muito difícil nos concentrarmos em atividades que queremos ou que devemos fazer. Smartphones, redes sociais e muitos outros motivos acabam alimentando a procrastinação, e muitas vezes deixamos de ser produtivos porque perdemos o foco no que devíamos. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Basex, perde-se por ano o  cerca de 650 bilhões de dólares com a procrastinação.

Além dos problemas com produtividade, o ato de procrastinar constrói frustrações, destrói sonhos e inibe objetivos. Pessoas que conseguem se manter focadas, geralmente, são mais felizes e realizadas.

A procrastinação e a perda de foco têm solução e é o que veremos em dicas bem simples neste post.

1 – Trace objetivos

Saber definir os objetivos que se deseja alcançar com clareza é o primeiro passo e ele será o norteador de todas as suas ações. Você pode fazer isso em relação ao trabalho, às atividades escolares ou acadêmicas, ao seu relacionamento e etc.

2 – Faça Listas

Lista-de-Compras-Supermercado

Substitua os ingredientes pelas tarefas e tudo certo

O nosso cérebro adora listas (playlists, best-sellers, 10+ e etc.) e elas são provavelmente uma das primeiras maneiras de organizar algo, e continuam extremamente eficientes. Faça três listas de tarefas e divida em importantes, urgentes e não urgentes.

  • Importantes: São tarefas que te ajudem a alcançar os objetivos, como aprender a falar inglês, aprender a dirigir, viajar para outro país e etc. Divida a lista importante em pequenas tarefas, assim fica mais fácil visualizar o esforço e de alcançá-las. Então se você quer falar inglês, por exemplo, , primeiro você precisa pesquisar o curso de inglês, segundo se matricular, terceiro encontrar métodos de complementar as aulas e assim por diante;
  • Urgentes: São tarefas que geram punição caso você não as conclua em determinado tempo, principalmente as que tem possuem o término do prazo muito próximo. Exemplo: Pagar uma conta antes que o prazo vença e pagar multa caso isso ocorra. É importante não deixar tais tarefas acumularem;
  • Não urgentes: Tarefas que podem ser feitas ao longo da semana ou em um prazo mais longo, como marcar uma reunião de resultados, ou marcar uma consulta de rotina no médico. Apesar de não estarem na lista de urgentes e importantes, são igualmente importantes e se não forem feitas em tempo hábil podem se tornar tarefas urgentes.

3 – Divida a tarefa em minitarefas

O nosso cérebro tem a capacidade de nos enganar, de direcionar as nossas energias para coisas menos importantes, ou sem importância alguma, mas que gerem um prazer imediato. Exemplo: É quando você precisa estudar algo, mas se pega navegando no Facebook.

Quando dividimos as tarefas em tarefas menores, e assim mais fáceis de serem concluídas, ao cumpri-las dispara a sensação de prazer. É o que chamamos de prazer nas pequenas coisas, o cérebro fica mais estimulado (e propenso a ter foco) quando sabe que poderá ter uma recompensa no curto prazo e não terá de esperar dias, semanas, meses.

4 – Tenha uma agenda

389_agenda_capa_dura

Ainda muito úteis

Além das listas outro valioso recurso antigo são as agendas, pois é importante estabelecer prazos para as tarefas. Agendas são importantes também para datar certos acontecimentos ou compromissos.

Além das tradicionais agendas de papel, hoje temos uma infinidade de programas e aplicativos que desempenham o papel de nos deixar atualizados de nossa rotina e compromisso.

5 – Mantenha um ambiente tranquilo e favorável

Livre-se ou mude tudo aquilo que te incomoda. Se está calor mude-se para um lugar arejado ou diminua a temperatura do ar-condicionado, se o barulho te incomoda, mude-se de lugar ou coloque no fone de ouvido uma playlist que te ajude a focar. Nem sempre você terá condições pra isso no trabalho, mas tente criar condições mínimas para se manter focado.

6 – Método DRD (descarregar, reunir e distribuir)

3oh

Post-its também são uma ótima ferramente para organização e foco!

Esse é um método de organização de tarefas bem simples. Primeiro você descarrega tudo o que você quer fazer, depois reúne em uma lista e por fim divide durante os dias da semana. Por exemplo segunda é dia de fazer um curso online, terça é dia de reunião, quarta é dia de pesquisar algo, ou seja, você vai criar uma rotina. A divisão semanal pode ser feita nas formas de 5×2 (cinco dias para os projetos e dois dias para relaxar), 6×1 ou 4×3, outras variações não são muito .

7 – Dê importância para a primeira hora do dia

Quando acordar metalize as suas tarefas, principalmente as que merecem prioridades. Essa é a hora onde o seu cérebro está mais descansado e consequentemente melhor para fazer análises e julgamentos.

8 – Possua Hábitos bem definidos

Acordar às seis, tomar banho, tomar café, ler o jornal e etc. É importante você ter hábitos e rotinas bem definidas, pois isso facilitará com que você tenha energia para focar nas tarefas que precisam ser feitas.

Como diz a música do legião urbana “Disciplina é liberdade”. Quando você está disciplinado e focado, sofre menos com as angustias do tempo. Lembre-se que nem tudo o que você quer fazer, você conseguirá, pois às vezes devemos renunciar algo para alcançar outro, a disciplina também é saber dizer não, ou seja, muitas vezes focar é renunciar algo. Mas quando os seus objetivos são bem claros e as suas ações são direcionadas a ele, até o universo conspira ao seu favor. Tenho certeza que essas dicas são um ótimo direcionamento para você ser mais produtivo e focado.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Conto com você para construí-lo juntos!

Fonte: Superinteressante – Um foco para chamar de seu.

Marcado com: , , , , ,
Publicado em Dicas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: