Que tal planejar a sua vida?

corretor-imoveis-faca-planejamento-estrategico

O planejamento é, em qualquer tipo de projeto, uma etapa extremamente importante, pois é nesta etapa que se avalia potencialidades, pontos a melhorar e principalmente a estratégia para alcançar os objetivos. É, justamente, por falta de um planejamento adequado, que muitas empresas quebram, muitos profissionais não alcançam os seus objetivos, muitos projetos fracassam.

Fazer um planejamento pessoal, ou seja, um planejamento de vida, também pode ser muito valioso. Determinar os objetivos, criar estratégias para alcançá-los e determinar prazos, será um ótimo norteador das ações necessárias para criar condições de alcançar os seus objetivos.

E praticamente qualquer aspecto da vida pode ser planejado. Desde a perda de quilos indesejados ao cargo na empresa, daquele carro novo à prática de ioga. Então vamos ao que interessa.

1 – Dividir para conquistar

avaliacao3No planejamento deve-se dividir a vida em aspectos que devem ser trabalhados. Pode-se fazer isso através de um software de planilha, em uma agenda, em um software próprio ou em uma simples folha de papel. Cada um tem o seu método, mas a nível de ilustração dividiremos nos aspectos Planejamento Pessoal, Planejamento Profissional, Planejamento Acadêmico e Planejamento Financeiro.

1.1 – Pessoal: Envolve aspectos relacionados à saúde, espiritualidade, aspectos sociáveis e etc. Exemplo: Perder peso, ler a Bíblia, ou participar como voluntário em algum projeto social;

1.2 – Profissional: Objetiva desenvolver a sua carreira profissional através de dados e estratégias. Ter um planejamento profissional é um diferencial muito importante em um mondo extremamente competitivo como o de hoje;

1.3 – Acadêmico: Tem haver com cursos universitários, pós-graduações, MBAs e etc, mas também englobam aspectos como mini cursos, desenvolvimento de artigos, palestras e etc. Não necessariamente ligados à sua área de formação, conta também áreas que possam desenvolver a sua carreira;

1.4 – Financeiro: Este tópico é relativo aos objetivos financeiros, como sair do vermelho, comprar um imóvel ou fazer uma viagem.

Obs: É importante que os objetivos não conflitem entre si. Exemplo: Não se pode fazer um curso no mesmo mês que você programou uma viagem de férias.

2 – Objetivos

prefeito-precisa-ter-a-estrategia-clara-500x330

Que estratégias serão traçadas para alcançar os objetivos

Depois de dividir por aspectos, é hora de traçar os objetivos. Em cada aspecto da vida, como os citados acima, deve haver os objetivos traçados de forma clara, ou seja, onde chegar. Por exemplo no aspecto profissional pode ser uma promoção ou mudar de área de atuação, no aspeto pessoal pode ser perder peso, no aspecto acadêmico um curso de pós-graduação e no financeiro sair do vermelho, isso vai depender das prioridades pessoais de cada um, mas traçar os objetivos vai fazer com que mentalizemos mais e consequentemente mobilizemos mais esforços para alcançá-los.

3 – Estratégias e metodologia

Objetivos traçados é hora de planejar as estratégias e as metodologias. É importante dividir em etapas bem detalhadas as estratégias, para que se torne mais fácil, mais claro e mais assertivo o alcance dos objetivos. Para cada objetivo deve-se traçar a estratégia para alcançá-lo e a metodologia. Exemplo: Para cursar direito (Objeitvo) farei ENEM e tentarei uma bolsa pelo PROUNI ou o Crédito Estudantil pelo FIES (Estratégias) para isso estudarei 6 horas por dia (Metodologia).

Quando se cria estratégias bem definidas as chances de sucesso são maiores, pois tem-se uma atuação voltada pra resultados.

4 – Prazos

Important date

Tudo tem o seu tempo, e é importante que no planejamento os objetivos tenham um prazo para serem alcançados. Este aspecto nos dá senso de urgência e nossas estratégias serão orientadas conforme este. Os prazos também servem para organizar melhor as etapas a serem concluídas.

5 – Avaliação e replanejamento

Temos que ter consciência que em um projeto existem uma grande quantidade de variáveis, em um planejamento da sua vida não é diferente. Por isso pode ser que algumas coisas não aconteçam do modo esperado ou que no meio do percurso mudemos de ideia.

A avaliação vai permitir analisar o status do planejamento, onde deu certo e onde precisa-se melhorar. Caso o projeto não esteja andando da forma esperada ou houve mudanças nos objetivos há a necessidade de replanejá-los. Nada é estático e nem a prova de falhas, por isso é importante a mudança de romo às vezes. Se está dando resultado continua, se não é hora de mudança.

A vida não é uma matéria exata, por isso é importante saber que nem tudo vai sair como o esperado, mas traçar metas e objetivos é um diferencial gigantesco para qualquer pessoa. Quem se planeja vive melhor e consegue melhores resultados.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Conto com você para construí-lo juntos!

Marcado com: , , , , ,
Publicado em comportamento, Dicas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: