Prepare os seus filhos para o futuro

mi_177886894173173

Crianças também podem ser empreendedoras

Sabemos que a maioria dos pais querem o melhor para os seus filhos e investem nisso, seja com tempo ou dinheiro, porém a maioria dos pais ainda pensa como se pensava há décadas atrás, ou seja, para ter um bom futuro a pessoa deve ter uma boa educação formal, se possível fazendo cursos de línguas e profissionalizantes e depois arranjar um bom emprego. Porém, esse tipo de mentalidade não encaixa com o “futuro de hoje”, o modelo educacional não consegue nos preparar para os desafios da atualidade e o emprego como conhecemos parece ter os seus dias contados.

Podem parecer radiciais as minhas previsões, mas se pararmos para analisar o cenário atual e fizermos as projeções para o futuro com base no avanço exponencial da tecnologia veremos que estamos perto de uma transformação social que mudará completamente a nossa relação com o trabalho.

Para olhar para o futuro muitas vezes devemos que olhar para o passado, pois a história é cíclica. As máquinas agrícolas exterminaram o trabalho de milhões de agricultores, os robôs tiraram um monde de funcionários da linha de montagem entre vários outros tipos de trabalho que foram abalados com os avanços tecnológicos e hoje vivemos em um cenário semelhante. Já existem várias publicações que utilizam programas capazes de escrever notas jornalísticas a partir de um banco de dados, robôs humanoides estão cada vez melhores e estão sendo programados para substituir humanos em diversas atividades, a Google desenvolveu o carro que dirige sozinho e a Uber já pensa em utilizar essa tecnologia, até trabalhos mais especializados como o de médicos, advogados e professores pode ser impactado com as novas tecnologias. Podemos até pensar que trata-se de um cenário de ficção científica, mas são transformações que veremos nos próximos anos.

É um caminho inevitável e não há o que fazer neste sentido, porém é importante, nós como sociedade, pensarmos neste aspecto, pois é possível que questões de natureza social sejam agravadas. Se com o atual modelo já vemos seguidas crises no capitalismo e consequentemente nos empregos, imagine em uma conjuntura com cada vez menos postos de trabalho. Devemos para para pensar e propor soluções para tal.

Agora, se você não quer depender das ações do estado e de iniciativas da sociedade, pode já começar a preparar o seu filho para esse novo mundo. Se eu fosse apostar em que habilidades seriam fundamentais no futuro eu apostaria em habilidades inerentemente humanas e em habilidades que explorem a simbiose com as tecnologias. Listarei algumas delas:

Conexão Social (habilidades sociais): Entender e agir adequadamente no meio social kyleedesenvolvendo relacionamentos saudáveis e produtivos sempre será valioso enquanto houver seres humanos. Estas são habilidades que nos permite nos conectarmos com outras pessoas. Aspectos como empatia, liderança, boa comunicação, engajamento, entre outros são fundamentais para as gerações futuras. Na verdade, tais características sempre foram muito valorizadas, porém com o avanço da economia colaborativa, mais conexão social via rede, entre outros aspectos, estas características serão fundamentais;

Conexão Emocional (Habilidades Emocionais): São fundamentais na sua relação com você mesmo e com o mundo. São as mais complexa e até por isso as que menos procuramos desenvolver. Elas permitem mudarmos hábitos, transformas atitudes e nos autoavaliar . Dentro deste aspecto podemos destacar características como motivação, resignação e autocontrole, propósito entre outras. Hoje possuir tais características desenvolvidas já é um grande diferencial, agora imagine em um futuro com cada vez mais automatização. Se conhecer e desenvolver-se através do autoconhecimento será vital;

Criatividade: É a habilidade de combinar coisas em arranjos únicos. Pode ser artística ou garotoaplicada à resolução de problemas. Problemas e novos arranjos (sejam artísticos ou aplicados) sempre existirão e ainda vai demorar (talvez não) que as máquinas possam sem criativas como nós. Essa já é uma característica muito procurada pelo mercado, há alguns anos, empresas que não possuírem um setor ou não investirem em pessoas criativas se tornarão (ou melhor já estão se tornando obsoletas);

Empreendedorismo: Além de ter uma boa ideia, é importante concretizá-la, por isso pessoas empreendedoras sempre serão necessárias neste mundo, pois elas são as geradoras de valor e conseguem impactar as pessoas com as suas empreitadas. No decorrer da história, e no futuro não será diferente, foram os empreendedores que mais transformaram o mundo. Porém, o empreendedorismo dos novos tempos é mais que gerar lucro ou riquezas, é impactar e conectar pessoas de forma positiva através de uma solução ou ideia;

Então se você quer ver o seu filho preparado para o futuro comece desenvolvendo essas características. A transformação nas escolas é lenta então chame para si essa responsabilidade. Continue acompanhando o blog que dicas de como desenvolver tais habilidades serão temas de outros posts.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Esteja sempre conectado!

Marcado com: , , , , ,
Publicado em comportamento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: