As armadilhas do sucesso

Calma! Esse não é um post desmotivacional com o intuito de fazê-lo desistir dos seus sonhos ou de ser bem sucedido. Na verdade é um alerta para quando você chegar no topo.

sucesso-lideranca-armadilhas.jpgPor esses anos de vida profissional e acadêmica já vi muita gente começar de baixo e ser bem sucedida em suas empreitadas e tais exemplos servem para nos motivar, mas infelizmente já vi muita gente despencar por conta de não saber administrar o seu sucesso, e o sucesso que me refiro pode ser desde conseguir se formar na faculdade à obter ótimos resultados na sua empresa. Mas uma coisa é certa, devemos ser muito cautelosos quando o sucesso sorrir para nós.

Quando você se torna bem sucedido em algo, inevitavelmente os holofotes viram pra você, e esse tipo de situação pode acontecer na empresa, na faculdade, no esporte, nas finanças e em vários aspectos da sua, e aí muita gente passa a te enxergar, uns com admiração e outros com inveja. Em ambos os casos você deve se preparar.

Os dos piores males que pode sofrer o bem sucedido é a arrogância e a presunção, e isso é muito perigoso. O indivíduo arrogante e presunçoso não ouve os outros e acaba achando que ele mesmo possui resposta para todas as perguntas. Com isso ele fecha os olhos para boas ideias ou práticas e acaba perdendo ótimas oportunidades. Felizmente essas são características individuais e dependem exclusivamente do próprio individuo, e cabe a ele escolher se vai ou não trabalhá-las.

Como-Lidar-com-Colegas-Invejosos-no-Trabalho-1Ao contrários das características citadas acima (que dependem exclusivamente do indivíduo), o bem sucedido pode sofrer com a inveja e com a fofoca. Muitas pessoas irão se incomodar com o seu reconhecimento justamente porque não conseguem os mesmo resultados. Muitas vezes os invejosos não darão créditos ao seu trabalho, tentaram desqualificá-lo e usaram da fofoca para derrubá-lo. Pode parecer duro, mas no mundo corporativo existem pessoas assim. Apesar de não ser algo que depende exclusivamente de você, mas podemos nos blindar para algo assim. O primeiro é continuar dando resultado e trabalhar com ética, segundo é não se deixar levar e não dá ouvidos. Se afastar de pessoas assim e conversar com elas só o necessário também é fundamental. Se você perceber que a fofoca já está interferindo no seu desempenho chame a pessoa que está motivando isso e tenha uma conversa séria com ela. Geralmente fofoqueiros são covardes e entenderão o recado, caso continue leve a questão a quem possa resolver (patrão, coordenador do curso, justiça e etc).

Outro ponto importante e que deve ser observado é a ânsia pelo sucesso. Quando querendo conquistá-lo de qualquer forma, passamos por cima de valores, pessoas ou da ética para alcançá-lo. O sucesso deve ser encarado como algo que é consequência de algo bem feito e bem executado. É o resultado de aprendizagem e de esforço e não somente status. Quem utiliza tais artifícios para se promover, o tempo derruba e a queda é feia.

O sucesso é o reconhecimento pelo seu trabalho, quando conquistado de forma genuína, então pode e deve ser motivo de orgulho, mas devemos tomar cuidado para não se iludir com ele. O sucesso, como tido na vida, possui ciclos e vivemos de fracassos também. Ter sabedoria para administrar o ego e ter resignação para enfrentar a inveja é o caminho para continuar seguindo.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais. O Willy Blog sempre disponibiliza conteúdo de qualidade e relevante para construirmos um mundo mais inovador. Conto com você para construí-lo juntos!

Marcado com: , , , ,
Publicado em comportamento, Mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 447 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: