Como fazer lançamentos na WEB

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Hoje é comum vários anúncios de conteúdos na Internet que nos mostram os caminhos para o empreendedorismo digital, principalmente voltado para a área educacional. São milhares de cursos sobre empreendedorismo, criatividade, coaching e etc. Somos bombardeados por esse tipo de conteúdo diariamente e na maioria dos casos eles possuem estratégias semelhantes. Esses empreendimentos digitais, geralmente seguem as estratégias da Fórmula de Lançamento, e depois de ser bombardeado com inúmeros materiais (alguns bons e outros ruins) desses novos gurus ou empreendedores digitais, consegui entender o padrão. Então hoje vou compartilhar com vocês alguns desses hacks.

Conteúdo Multiplataforma

O principal ponto trabalhado nos lançamentos de produtos digitais é o conteúdo (claro!). Este precisa ser relevante e de preferência ser apresentado por alguém que possua experiência e autoridade sobre o assunto, como por exemplo o comediante Murilo Gun que fala de criatividade, ou o jogador de poker Gabriel Goffi que aborda a alta performance, e vários gurus que falam de empreendedorismo. E o próprio conteúdo neste tipo de negócio é a principal ferramenta de marketing e a divulgação, pois através do contato com este que o público irá se interessar e consumir os outros produtos.

Deve-se apresentar o conteúdo em várias plataformas, potencializando assim o alcance do público e a interação com este. Abaixo os principais meios e como eles são usados.

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Site do curso Aprendizagem Criativa de Murilo Gun

1 – Site Pessoal

Todo empreendedor digital que se preze deve ter no mínimo um site pessoal decente, em termos de lançamento para WEB este site se chama Página de Captura. Esta é a plataforma base, pois oferece ao indivíduo o produto vendido pelo empreendedor/guru digital. A página também pode agregar todos os outros canais de conteúdo deste. O site deve ter um bom conteúdo, design funcional e fácil navegabilidade. Muitos destes abrem com um pop-up de uma lista de e-mail ou com um vídeo explicando o seu produto;

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Livro Digital ou E-book

2 – Livros

Como, algumas vezes, o empreendedor digital precisa provar que ele é uma autoridade no assunto que aborda, muitos disponibilizam gratuitamente livros onlines, porém, na maioria das vezes, para ter acesso ao livro precisa-se assinar uma lista de e-mails (falaremos deste meio abaixo). Geralmente esses livros são pequenos, trantando-se de guias ou listas, com poucas páginas e tratando de forma superficial o conteúdo, criando assim interesse no consumidor em se aprofundar, resultando assim na compra do curso, palestra ou outro livro do empreendedor;

3 – E-mails

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Caixa de e-mail abarrotada de conteúdo

Geralmente para se ter acesso à algum conteúdo exclusivo, deve-se assinar uma lista de e-mails. Através dessa lista, o empreendedor envia para o e-mail do interessado, conteúdo em formato de texto ou com links para outras plataformas , ou anuncia seus produtos. É um tipo de distribuição de conteúdo que geralmente o usuário não gosta muito, pois abarrota a sua caixa de e-mail, mas é uma ferramente de divulgação eficiente, se o empreendedor oferecer gatilhos mentais genuínos os e-mails continuaram sendo uma forma eficiente de divulgação;

4 – Vídeos & Podcasts

marketing-de-conteudo2Vídeos e Podcasts são outra forma de distribuir conteúdo, onde gera uma aproximação maior com o empreendedor, pois ele que fala diretamente com o seu público através dos vídeos e dos arquivos em áudio. Outra forma de conteúdo em vídeo é o webinar (vídeos em streaming) onde o empreendedor pode interagir com os seus espectadores e onde geralmente convidam um outro empreendedor digital para conversarem sobre algo de interesse em comum.

Como podemos ver, um conteúdo puxa ou complementa o outro, e estes possuem o objetivo de criar interesse no público para o produto que o empreendedor digital vende, seja uma palestra, livro, curso e etc.

Principais Estratégias de Divulgação e Promoção

Como visto anteriormente o conteúdo é parte principal da estratégia de promoção e divulgação dos infoprodutos oferecidos pelos empreendedores digitais. Mas existe uma estratégia de disponibilizá-los.

buzz-marketing11 – Gerando Buzz

Antes do lançamento é importante gerar “burburinho”, ou seja, criar uma expectativa no seus público. Isso pode ser feito através de teasers, postagens em redes sociais, ações com outros veículos de mídia e etc. Normalmente é utilizado os teasers em formato de vídeo;

2 – Anúncios

As pessoas precisam chegar ao conteúdo, ou seja gerar tráfego para a sua página de captura, para isso é preciso anunciar. Quanto mais segmentado for o seu público, mais assertiva precisa ser a escolha das mídias. Como se trata de produtos digitais, nada mais óbvio que investir em mídias digitais para veicular o seu anúncio. Muitos desses empreendedores utilizam como estratégia de divulgação links ou posts patrocinados no Facebook, Google, Youtube e Portais de Conteúdo;

engajamento-midias-sociais13 – Gerando Engajamento

Como estratégia para gerar engajamento o empreendedor digital vai distribuindo gratuitamente conteúdo. Isso é muito evidente. Geralmente são alguns vídeos ou livros que mostram uma pequena parte do conteúdo, que mostram cases de sucesso e qualquer outro tipo de mensagem que possa interessar o expectador;

4 –Parceiros

Traçar parcerias pode ser uma estratégia bem interessante, principalmente se essa parceria for com um empreendedor/guru digital que já possua uma grande base de seguidores/clientes. Claro que o parceiro deve ganhar algo em troca da divulgação, o que pode ser através de um troca ou comissões, o importante é incentivar o parceiro a promover o seu produto;

5 –Depoimentos

depoimentosPara dar mais legitimidade no empreendimento é importante mostrar pessoas que já adquiriram o produto e esse produto gerou uma transformação nestas pessoas. Os depoimentos existem desde os primórdios da publicidade e sempre serão uma ferramenta bem persuasiva, mas é importante que sejam autênticos, pois se não forem, além de não convencer o cliente, vão gerar um enorme prejuízo à marca do empreendedor;

6 – Redes Sociais

Além de anunciar o  produto e gerar tráfego para a sua página de captura, as redes sociais são importantes para estabelecer um relacionamento dos usuários com o empreendedor. Também pode ser uma forma de engajar os seguidores, dando descontos se estes conseguirem convencer mais pessoas à adquirirem o produto oferecido;

7 – Escassez e Tempo Limitado

É importante que na hora de lançar um infoproduto como um curso ou palestras por exemplo, o empreendedor digital delimite o tempo da oferta e ofereça uma quantidade X de vagas. Isto porque o inconsciente coletivo costuma associar que, quanto mais difícil for conseguir determinado objeto de desejo, mais raro e valioso ele é, logo, mais valioso. Delimitar o tempo e a quantidade de vagas são importantes também para a avaliação e para a organização de futuros novos lançamentos.

Fluxograma

É preciso estruturar de forma eficiente as ações para que se tenha um melhor resultado. De forma resumida vou fazer um resumido passo-a-passo dos itens que expliquei acima:

  1. Através dos anúncios, redes sociais ou associados, deve-se gerar tráfego para a sua página de captura;
  2. Fazer o interessado assinar uma lista de e-mails e em troca ofereçer algum conteúdo exclusivo e que gere valor;
  3. Com os e-mails e/ou vídeos mostrar o seu conteúdo e o porque este vai ser relevante para o usuário. Gerar interesse e mostrar que é um autoridade no assunto;
  4. Depois de mostrar parte do conteúdo e ressaltar como ele é importante, convencer o cliente a comprar o infoproduto. Isso pode ser feito através de um vídeo, e-book ou de um Webinar;
  5. Normalmente os passos acima devem ser feitos em um período de 15 dias à um mês.

Pós-Lançamento

O trabalho não termina após a venda do infoproduto. É importante continuar de alguma forma o relacionamento com os compradores, pois é mais fácil fidelizar que fazer novos clientes. Isso pode ser feito de “n” maneiras, de um grupo no Facebook à eventos para os usuários, de conteúdos exclusivos à descontos em aquisições de novos produtos, o importante mesmo é manter essas pessoas em uma base de clientes.

Lógico que isso é apenas um resumo, mas serve para dá uma base de como funciona o universo dos lançamentos de infoprodutos de empreendedores digitais. Caso você se interesse ou tem alguma ideia de algum tipo de produto que possa ser relevante para as pessoas, existem na WEB vários sites que podem te auxiliar nisso.

Espero que tenham curtido o post e fiquem ligados, pois estou preparando um post sobre crowdfunding que está ficando sensacional. Então para mais conteúdos interessantes e relevantes assine o feeds do blog ou siga nas redes sociais (os links estão ao lado).

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Publicado em Empreendedorismo

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