A Batalha dos Talk Shows

porcha-adnet-gentilli

O late-night talk show é um formato de programa de origem norte-americano que nasceu em meados dos anos 50 e se popularizou no Brasil no final dos anos 80 com o programa Jô Soares 11 & Meia. Na terra do Tio San é um dos formatos mais assistidos, longevos e de sucesso e tem (ou teve) nomes de peso como David Letterman, Oprah Winfrey, Larry King, Jimmy Fallon, Ellen DeGeneres e etc. Para se ter ideia, o formato é tão onipresente que as três principais emissoras do país (ABC, CBS e NB) possuem programas semelhantes na mesma faixa de horário, disputando ponto a ponto a audiência.

Aqui no Brasil, durante muitos anos o programa apresentado por Jô Soares foi o único do gênero na TV aberta, até que em 2011 estreou na Band o Agora É Tarde apresentado por Danilo Gentili. Hoje vemos um interesse cada vez maior das emissoras pelo formato e a exemplo dos Estados Unidos, as três grandes emissoras do país estão com programas late-night talk show na mesma faixa de horário: O The Noite no SBT, o Programa do Porchat na Record e o Adnight na Globo (este último fica no lugar do Programa do Jô).

Além de herdarem o legado deixado pelo programa do apresentador Jô Soares, Fábio Porchat, Marcelo Adnet e Danilo Gentili (este último um veterano) revigoram o formato através da relação com um público mais conectado, onde audiência é parte importante de mensuração, mas não a única.

No momento a Band não conta com um programa do gênero e aparentemente não tem planos para criar um ou trazer de volta o finado Agora É Tarde. Mas com a aquecida do formato e luta pela audiência e anunciantes pode fazer com que a emissora mude de ideia.

A batalha está armada e o carisma do apresentador, o nível dos convidados e o nível de produção farão a diferença – nestes quesito a Globo leva vantagem, mas tudo está em aberto. Vamos ver o que nos reserva as madrugadas televisivas.

Avaliação dos Programas

11ad0-the_noite_primeira_semanaThe Noite (SBT)

O The Noite é um programa já consolidado que está em seu segundo ano. Conta com integrantes que foram do Agora É Tarde e tem mantido e até feito mais sucesso que o seu correspondente da Band. O programa tem sido bem sucedido e atingido ótimos resultados em termos de audiência, muitas vezes ultrapassando a Globo.

A atração conta com ótima produção e elenco e já foi premiada no Troféu Imprensa por duas vezes. Hoje é o representante da categoria a ser batido e pelo que parece vai continuar assim por um bom tempo.

fabio-porchat-10-2Programa do Porchat (Record)

O Fábio Porchat é um comediante que tudo mundo conhece da Internet, cinema e TV a Cabo, porém é quase um desconhecido para quem vê TV aberta, mesmo ele tendo participado de programas como Esquenta e A Grande Família.A proposta inicial era que a sua presença atraísse o público mais jovem, a galera conectada. A Record promete um grande investimento, produção de primeira e liberdade criativa.

A minha opinião a estréia foi bem ruim, apesar da audiência dizer o contrário. As entrevistas não foram boas, o programa não tem quadros interessantes e não mostrou nada novo ou relevante, apenas mais do mesmo. O segundo dia o, a entrevista com o Tiririca até que rendeu algumas risadas e o “Florentina Acústico” foi um ponto alto, mas parece que o Porchat não tem afinidade com o formato, parece perdido, está faltando quandros e o elenco de apoio pouco ajuda. O fato é que o programa precisa evoluir, caso contrário não conseguirá fazer frente à concorrência.

marcelo-adnet-1Adnight (Globo)

O genial Marcelo Adnet tam a difícil missão de substituir Jô Soares nas madrugadas. Talento ele tem de sobra para isso. Mas se levarmos em consideração a estréia, as coisas precisam melhorar.

O programa estreou, teve alguns momentos engraçados, mas no total foi chato, ainda mais pela escolha do primeiro entrevistado e único da noite, Galvão Bueno. O Adnet até que tem carisma e sua imitações renderam algumas risadas, mas o programa foi sem graça, ainda mais com toda a babação de ovo em cima do Galvão. O programa até que foi bem produzido, mas a audiência foi um fiasco. Tido como grande promessa, a criatividade de Marcelo Adnet parece que não apareceu na estréia e  o público não polpou críticas à atração.

Parece que o Danilo Gentilli tá rindo atoa.

Curtiu o post? Então comente, compartilhe, assine o nosso feeds e siga-nos nas redes sociais.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: