A vaca que naufragou

259857

A Cow Parade é um dos  maiores eventos de arte a céu aberto do mundo. A mostra é realizada desde 1999 e em sua nona edição , a exposição chegou à Belém como uma homenagem aos 400 anos da cidade, que foram completados em janeiro de 2016. A mostra exibe as peças em forma de vacas que foram pintadas à mão por artistas plásticos.

O fato que ganhou repercussão nacional, foi o fato de uma das vacas, de autoria do artista plástico Jocasto, foi pichada com a palavra naufrágio, supostamente em protesto ao adicente de uma embarcação em Barcarena (município próximo à Belém) e que segue sem resolução até hoje. No acidente em questão milhares de bois morreram afogados, as águas poluídas, peixes morreram prejudicando aqueles que vivem da pesca na região, o porto foi interditado trazendo grandes prejuízos à economia da região. O dano socioambiental para os moradores dos municípios de Barcarena e Abaetetuba soma R$ 71 milhões em indenizações que ainda não foram pagas.

Um vídeo circula na Internet mostrando o exato momento onde uma mulher picha a obra. O ato divide opiniões. Para uns foi uma forma genuína de protesto, para outros mais um ato de vandalismo que mancha a imagem da cidade. Como se pode ver no artigo Pichação é Arte? eu tenho uma opinião bem particular do assunto.

Temos que levar em consideração que a arte não pertence ao artista, mas às pessoas. Essa exposição das vacas, serve para aproximar as pessoas da arte, mas também serve para que as pessoas se apropriem dela, como foi o caso.
De fato, foi algo subversivo, muita gente viu com escárnio o ato em si, mas imaginem o poder de expressão deste simples ato? Tenho certeza que a “contribuição” ficou mais marcada que a própria obra em si.
A arte também serve como manifesto. Vi muito mais significado na vaca pichada do que em todas as outras, não pela questão estética já que as obras são muito bonitas, mas por toda a carga simbólica em si.

Não podemos ver esse ato simplesmente como uma obra de vandalismo, foi uma expressão genuína, um protesto por algo importante. A mulher não pichou algo sem sentido ou meramente uma expressão pessoal, mas acordou as pessoas para um fato que segue SEM RESOLUÇÃO ATÉ HOJE.

O objetivo deste post não é incentivar o vandalismo, mas fazer com que reflitamos sobre algumas formas genuínas de intervenção. Se a arte tem como objetivo despertar sentimentos nas pessoas, esse ato de pichação cumpriu eficazmente o seu objetivo.

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: